Dia da Consciência Negra: conheça roteiro afro em São Paulo

Assim como os negros invisíveis que, por séculos, ajudaram a construir a cultura brasileira, os endereços deste roteiro são muitas vezes desconhecidos da população apressada de São Paulo.

 

Por: Eduardo Vessoni, no, Viagem em Pauta 

 

Espaços dedicados à capoeira, ao candomblé e até a igreja a celebrar a primeira missa com brancos e negros em um mesmo ambiente são os destaques deste roteiro negro pela cidade.

Este é uma das 9 rotas temáticas autoguiadas criadas pela São Paulo Turismo, site oficial de turismo da cidade, em parceria com a CONE (Coordenadoria dos Assuntos da População Negra).

⇒ MUSEU AFRO BRASILEIRO

7_MUSEU-AFRO-BRASILEIRO-1024x682

Este museu localizado em um espaço de 11 mil m², no Parque Ibirapuera, abriga um acervo com mais de 6 mil obras como pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas relacionadas aos universos culturais africanos e afro-brasileiros, produzidas desde o século 18.

As obras em exposição abrangem temas como arte, religião, escravidão e história afro no Brasil. SAIBA MAIS

⇒ ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS

1_ACADEMIA_PAULISTA_DE_LETRAS

Conhecido como o advogado dos negros e o terror dos escravocratas, o jurista Luiz Gama é o homenageado negro dessa instituição fundada em 1909.

Autodidata, Gama foi também escritor, o que rendeu o título de patrono da 15ª cadeira da Academia. SAIBA MAIS

⇒ ASSOCIAÇÃO CULTURAL CACHUERA

2_cachuera-1024x680

Pesquisa, registro, divulgação e reflexão sobre as tradições culturais brasileiras são os objetivos dessa associação com ênfase no meio educacional.

Além do acervo áudio-visual focado nas manifestações das comunidades afro-descendentes do Sudeste brasileiro, o local é palco de apresentações de música popular tradicional, urbana e erudita como shows de jazz, contação de histórias e apresentações de samba como o tributo a Nelson Primo encabeçado pela Velha Guarda do Camisa do Camisa Verde e Branco. SAIBA MAIS

⇒ CENTRO CULTURAL DO CANDOMBLÉ

Idealizado pelo babalorixá Pai Toninho de Xangô, este centro conta com um salão decorado com pintura de orixás, exposições de arte com esculturas, telas e vestimentas, palestras e festas, e uma sala de jogo de búzios. SAIBA MAIS

⇒ CASA MESTRE ANANIAS

4_casa-ananias-1024x574

Fundada por Mestre Ananias, um dos precursores da capoeira em São Paulo, essa casa do bairro do Bixiga tem como objetivo a transmissão oral e difusão dessa expressão considerada Patrimônio Cultural Nacional.

Às terças, acontecem rodas com capoeiras de diversas origens. O local funciona também como sede do grupo de Samba de Roda “Garoa do Recôncavo” e do grupo de samba (tradicional urbano) “Sem Vintém”. SAIBA MAIS

⇒ IGREJA N. SRA. ACHIROPITA

5RD_ACHIROPITA_BY_Gabrielle-Idealli-1024x682

Famosa pelas festas que acontecem no Bixiga, em agosto, esta igreja fundada por imigrantes italianos em 1926 abriga a Pastoral Afro criada pelo Padre Toninho, conhecido por ter celebrado a Primeira Missa Afro da Achiropita.

Criado em 1988 para celebrar o centenário da Libertação dos Escravos no Brasil, o grupo realiza eventos religiosos e diversas atividades culturais. SAIBA MAIS

⇒ IGREJA DE N. SRA. DA BOA MORTE

Construída há mais de 110 anos, esta igreja é conhecida como o primeiro templo católico a reunir negros e brancos em uma missa de São Paulo.

Localizada na Liberdade, na Rua do Carmo, a igreja recebe este nome pois servia de local de oração (com pedido de uma boa morte) dos escravos que eram condenados à morte no Largo da Forca, atual Praça da Liberdade.

⇒ IGREJA DE N. SRA. DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS

6rd_paissandu_by_Gabriel-de-Andrade-Fernandes-692x1024

Erguida em 1906 por trabalhadores negros, no Largo do Paissandu, esta igreja abriga a estátua da Mãe Preta em homenagem às Amas de Leite e realiza, a cada dois meses, uma missa afro com cantos entoados ao som de atabaques.

 

+ sobre o tema

Governo, organizações e quilombolas se unem em defesa do Decreto n°4887/2003

Por Daiane Souza Quilombolas, órgãos públicos e instituições de todo...

Quilombolas deixam sede do Incra após passarem noite no local

Órgão se comprometeu a retomar diálogo sobre desapropriações no...

Seminário Educação 2011 marca o Ano Internacional do Afrodescendente

Evento com quase 3 mil inscritos vai até quarta-feira...

Consciência Negra programação Mato Grosso do Sul 2011

05/11 Feira da Agricultura Familiar de Furnas dos...

para lembrar

Incra reconhece território quilombola pela primeira vez no Paraná

Foto: Carolina Goetten Portaria de reconhecimento oficializará os limites da comunidade...

Museu do Futebol comemora Dia da Consciência Negra

 Programação para toda família acontece entre os dias 20...

Mostra sobre a Consciência Negra é destaque na Filmoteca Acreana

  Data é comemorada no dia 20 de novembro. Produções são...

CORUMBÁ:Semana da Consciência Negra terá seresta com Almir Guineto

Fonte: MS Notícias - A Prefeitura de Corumbá, por...
spot_imgspot_img

Projeto ensina cultura africana e afro-brasileira com brincadeiras

O esconde-esconde ou pique-esconde é uma brincadeira popular no Brasil, mas pouca gente deve saber que esses passatempos também divertem crianças em diferentes países...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=