Dia da Mulher Negra terá debate

Representação e representatividade da mulher negra na Bahia é o tema que será debatido, no próximo dia 25 pelas secretárias estaduais Olivia Santana, de Políticas para as Mulheres (SPM), e Vera Lúcia Barbosa, Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), e representantes  dos conselhos das mulheres e da comunidade negra na Assembleia Legislativa da Bahia.

Por Ana Paula Santos, do A Tarde 

Aberta ao público, a ação faz parte da agenda  de intervenção  de mulheres negras Julho das Pretas e integra a programação do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e da Década Estadual do Afrodescendente.

Decretada pelo governador Rui Costa, em 2015, a Década tem como objetivo promover o respeito, a proteção e a garantia de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais dos afrodescendentes, como estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Segundo a secretária Vera Lúcia, o Julho das Pretas é  fruto das  lutas dos movimentos sociais: “A consolidação deste calendário  é  uma conquista dos movimentos de mulheres negras  e da sociedade civil”.

Ela  também destacou que há um grupo de trabalho, coordenado pela Sepromi e articulado com membros das secretarias estaduais, empenhado em regulamentar o capítulo V (dos direitos das mulheres afrobrasileiras) do Estatuto da Igualdade Racial.

Reflexão

A secretária Olivia Santana destacou que o evento é um momento de reflexão sobre a ocupação de espaços de poder e econômico por mulheres negras. “Não se trata de celebração, mas afirmação política, pois temos um enorme desafio pela frente”, explica ela, que demonstra preocupação com a atual situação do país.

Olívia Santana lembrou que é importante pensar políticas voltadas para esta população: “Não há como pensar a década internacional do afrodescendente sem pensar em políticas de promoção da igualdade racial e para as  mulheres”.

A programação do Julho das Pretas inclui seminários, caminhadas, encontros de formação, oficinas, rodas de diálogo e campanhas que estão disponíveis nos sites das instituições. O  evento também contará com a participação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

+ sobre o tema

Cris Vianna fala sobre carreira, beleza e preconceito racial e de gênero

"Não é fácil ser negra em nenhuma profissão. Não...

O racismo, quando não nos mata, nos torna inseguras – Por Karina Vieira

Karina Vieira orienta suas pesquisas na questão da formação...

Salve as negras pensantes

A história reserva à mulher momentos peculiares. Historicamente, em...

para lembrar

Deborah Small, ativista negra norte-americana, participa de eventos em São Paulo

Após concluir agendas no Rio de Janeiro, em Salvador...

Alexandra e Damien Loras deixam a vida diplomática para continuar em SP

O cônsul da França em São Paulo, Damien Loras,...

Ginasta amadora levanta público no Rio: ‘Não vim competir. Vim ser feliz’

Cada vez que pisava na quadra para sua apresentação...

Documentário Mulheres Negras: Projeto de Mundo revela olhar feminino negro

Com lançamento marcado para o dia 12 de setembro,...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=