terça-feira, dezembro 6, 2022
InícioQuestões de GêneroMulher NegraDia da Mulher Negra terá debate

Dia da Mulher Negra terá debate

Representação e representatividade da mulher negra na Bahia é o tema que será debatido, no próximo dia 25 pelas secretárias estaduais Olivia Santana, de Políticas para as Mulheres (SPM), e Vera Lúcia Barbosa, Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), e representantes  dos conselhos das mulheres e da comunidade negra na Assembleia Legislativa da Bahia.

Por Ana Paula Santos, do A Tarde 

Aberta ao público, a ação faz parte da agenda  de intervenção  de mulheres negras Julho das Pretas e integra a programação do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e da Década Estadual do Afrodescendente.

Decretada pelo governador Rui Costa, em 2015, a Década tem como objetivo promover o respeito, a proteção e a garantia de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais dos afrodescendentes, como estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Segundo a secretária Vera Lúcia, o Julho das Pretas é  fruto das  lutas dos movimentos sociais: “A consolidação deste calendário  é  uma conquista dos movimentos de mulheres negras  e da sociedade civil”.

Ela  também destacou que há um grupo de trabalho, coordenado pela Sepromi e articulado com membros das secretarias estaduais, empenhado em regulamentar o capítulo V (dos direitos das mulheres afrobrasileiras) do Estatuto da Igualdade Racial.

Reflexão

A secretária Olivia Santana destacou que o evento é um momento de reflexão sobre a ocupação de espaços de poder e econômico por mulheres negras. “Não se trata de celebração, mas afirmação política, pois temos um enorme desafio pela frente”, explica ela, que demonstra preocupação com a atual situação do país.

Olívia Santana lembrou que é importante pensar políticas voltadas para esta população: “Não há como pensar a década internacional do afrodescendente sem pensar em políticas de promoção da igualdade racial e para as  mulheres”.

A programação do Julho das Pretas inclui seminários, caminhadas, encontros de formação, oficinas, rodas de diálogo e campanhas que estão disponíveis nos sites das instituições. O  evento também contará com a participação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench