Dia da Mulher Negra terá debate

Representação e representatividade da mulher negra na Bahia é o tema que será debatido, no próximo dia 25 pelas secretárias estaduais Olivia Santana, de Políticas para as Mulheres (SPM), e Vera Lúcia Barbosa, Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), e representantes  dos conselhos das mulheres e da comunidade negra na Assembleia Legislativa da Bahia.

Por Ana Paula Santos, do A Tarde 

Aberta ao público, a ação faz parte da agenda  de intervenção  de mulheres negras Julho das Pretas e integra a programação do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e da Década Estadual do Afrodescendente.

Decretada pelo governador Rui Costa, em 2015, a Década tem como objetivo promover o respeito, a proteção e a garantia de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais dos afrodescendentes, como estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Segundo a secretária Vera Lúcia, o Julho das Pretas é  fruto das  lutas dos movimentos sociais: “A consolidação deste calendário  é  uma conquista dos movimentos de mulheres negras  e da sociedade civil”.

Ela  também destacou que há um grupo de trabalho, coordenado pela Sepromi e articulado com membros das secretarias estaduais, empenhado em regulamentar o capítulo V (dos direitos das mulheres afrobrasileiras) do Estatuto da Igualdade Racial.

Reflexão

A secretária Olivia Santana destacou que o evento é um momento de reflexão sobre a ocupação de espaços de poder e econômico por mulheres negras. “Não se trata de celebração, mas afirmação política, pois temos um enorme desafio pela frente”, explica ela, que demonstra preocupação com a atual situação do país.

Olívia Santana lembrou que é importante pensar políticas voltadas para esta população: “Não há como pensar a década internacional do afrodescendente sem pensar em políticas de promoção da igualdade racial e para as  mulheres”.

A programação do Julho das Pretas inclui seminários, caminhadas, encontros de formação, oficinas, rodas de diálogo e campanhas que estão disponíveis nos sites das instituições. O  evento também contará com a participação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Dona Zica Assis responde ao artigo: “Respeite nosso cabelo crespo”

Carta de Zica Assis - Beleza Natural   Oi Ana Carolina, Meu...

Descolonizar a língua e radicalizar a margem

Uma resenha sobre “Um Exu em Nova York” de...

Rita Bosaho é a primeira mulher negra eleita deputada em Espanha

O resultado das recentes eleições é histórico também porque...

Evento gratuito voltado à literatura afro-brasileira é realizado em Porto Alegre

12ª Festipoa Literária começa nesta segunda-feira (29) e segue...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=