Dia das Mães: Eliane Dias e Domenica contam o que aprenderam uma com a outra

O Dia das Mães é celebrado neste domingo (10) e te convidamos para uma reflexão: O que aprendeu de mais valioso você aprendeu com sua mãe ou com sua filha? Convidamos Eliane Dias e sua filha Domenica Dias para responderem a esta pergunta à Marie Claire.

Mãe e filha estrelam uma campanha de Dia das Mães pela primeira vez para a nova fragrância e linha de produtos Flores de Lolita da The Body Shop. Eliane é advogada, empresária, ativista pelo gênero e raça, colunista de Marie Claire e foi coordenadora do SOS Racismo, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Domenica é atriz, modelo, feminista, ativista, é reconhecida como representante por muitos adolescentes e jovens, em suas redes sociais, por ressaltar a beleza negra e a autoaceitação.

Eliane lembra de um momento em que Domenica tinha apenas três anos: “Aos três anos de idade, ela entrou no banheiro e ligou o chuveiro, disse que ia tomar banho sozinha. E isso me deu um start, eu pensei “Eliane, segue, segue que seus filhos são independentes, e daqui a pouco você vai ficar aqui sozinha e chorando, porque vai se sentir inútil. Então nesse momento que ela decidiu, que ela tomou a iniciativa de tomar banho sozinha, me deu um start “ó, segue a vida que esse é o processo”. Eu adoro ser mãe, adoro ser dona de casa, mas eu não quero ser uma geladeira da qual as pessoas só lembram quando precisam comer”, relembra.

Eliane Dias e Domenica Dias (Foto: Divulgação/Yasmin Victorino)

Já Domenica conta dos dias que a mãe se preparava para a prova da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB. “Minha mãe já tinha terminado a faculdade e estava estudando para a prova da OAB. Ela passava o dia inteiro trabalhando ou estudando, quando ela chegava em casa tarde eu e meu irmão já estávamos cansadinhos mas a gente queria ficar perto dela. Aí ela tinha aqueles livros enormes de direito, meu irmão deitava de um lado, eu deitava do outro e a gente dormia no meio dos livros. Essa aprendizado, memória é bem simbólica para a gente.”

Na campanha, Eliane e Domenica mostram a maternidade real. “A essência de Flores de Lolita foi inspirada nas mulheres reais, que questionam os contos de fadas e abraçam as imperfeições da vida, promovendo mais confiança em quem são. O resultado é uma fragrância cheia de contrastes, assim como as doçuras, alegrias e altos e baixos da maternidade real”, afirma Karina Meyer, diretora de Marketing da The Bdy Shop no Brasil e América Latina. A executiva explica o motivo da escolha de Eliane e Domenica para estrelarem a novidade: “queríamos trazer uma mãe e filha que pudessem mostrar com naturalidade como é o universo da maternidade, que muitas vezes é representado na publicidade de uma forma fantasiosa e diferente da realidade.”

Eliane diz que foi um presente fazer uma campanha sobre maternidade real com a filha. “Me motiva tentar fazer um mundo melhor para ela e para os filhos dela. Um pouquinho que a gente faz, já faz a diferença.”

Ainda criança com aproximadamente 12 anos, a mãe e empresária já teve a lição do que é maternidade real, quando precisou cuidar do irmão recém-nascido para sua mãe poder trabalhar. Com isso, Eliane passou a ser mãe desde pequena e tem seus irmãos também como filhos, o que a preparou para lidar com a maternidade quando teve seus filhos de verdade – além de Domenica, Eliane também é mãe de Jorge. “Hoje em dia me permito aprender com eles. O que eu tinha de ensiná-los, já ensinei: respeito, carinho, fé em Deus, confiança que eles podem e vão fazer tudo o que quiserem. Que o racismo existe e que a homofobia é um horror. A gente já sofre com racismo, não podemos ser homofóbicos. Então as coisas que eu tinha para mostrar, já mostrei. Agora o processo é inverso, aprendo com eles e sou feliz nesse processo”, diz a empresária da banda Racionais MCs.

Eliane Dias e Domenica Dias (Foto: Divulgação/Yasmin Victorino)

Eliane, assim como várias mulheres, encarou a universidade após ter seus filhos e conquistou sua careira profissional como advogada e empresária sem deixar de lado a maternidade. “Educar é um trabalho difícil, a gente faz o melhor que a gente pode e isso não significa que a gente vai acertar. A mensagem maior que passo para os meus filhos é que eles têm que estudar. Além de respeitar a todos (eu não suportaria saber que meus filhos estão desrespeitando qualquer pessoa) eles ainda têm que estar conectados, estudando e bem informados, esse é o processo. Respeitar, se conectar, ter empatia, e saber quem eles são e de onde eles vêm”, finaliza.

Domenica, que tem a mãe como fonte inesgotável de inspiração, reforça que sempre faz questão de relembrar a grandeza de Eliane. “Minha mãe é muito corajosa. Eu acho que o que leva ela para a frente todos os dias é a coragem. Ela pode estar super cansada, mas ela tem coragem para tudo. Não tem medo de criar uma coisa nova, não teve medo de ter a gente, não teve medo de mudar da água pro vinho o que ela fazia, não tem medo de empreender, ser quem ela é, falar o que ela pensa, botar a cara dela na rua. A coragem dela é a maior parte do que me inspira nela”, completa.

FIQUE EM CASA

+ sobre o tema

para lembrar

Expectativa x realidade: por que não devemos romantizar a maternidade?

Moradora de Belford Roxo, na Baixada Fluminense (RJ), Juliana...

Por que as lágrimas da mãe branca comovem mais?

A mãe da menina Isabella Nardoni está grávida de...

O dia das mães e a afetividade das mulheres negras

Em pleno século XXI me angustia a ausência de...

Jovem preta é afastada de bebê após nascimento em maternidade de Florianópolis

Manifestantes fizeram um ato na tarde desta sexta-feira (30),...
spot_imgspot_img

Expectativa x realidade: por que não devemos romantizar a maternidade?

Moradora de Belford Roxo, na Baixada Fluminense (RJ), Juliana Reis, de 25 anos, estava amamentando Vicente, de pouco mais de um mês, quando viu...

Jovem preta é afastada de bebê após nascimento em maternidade de Florianópolis

Manifestantes fizeram um ato na tarde desta sexta-feira (30), em frente ao Hospital Universitário, em Florianópolis, para pressionar a administração da unidade a devolver...

Dia das mães, 2021

A estrutura que me cerca odeia as mães, assim como odeia as mulheres. Uma categoria quase mitológica, que deve ser louvada, a menos que...
-+=