Diafra Sakho critica racismo no West Ham: ‘Eles não querem jogadores negros’

Um dia após o West Ham suspender o diretor de transferências, Tony Henry, por suspeita de racismo, o atacante Diafra Sakho criticou o clube e a diretoria. Em entrevista ao jornal “Daily Mail”, o senegalês voltou a afirmar que sofreu com discriminação na equipe, que agora investiga as falas do dirigente, que afirmou ao mesmo diário que não contrataria mais nenhum jogador africano.

Do Extra 

Diafra Sakho denunciou racismo de dirigente do West Ham Foto: ADRIAN DENNIS / AFP

“Eles mentem para as pessoas, fingem que eu sou ruim porque tenho caráter. Eu sou um leão. Eles têm medo e agora todos vão ver por que eu quero sair desse clube, digo a todos os torcedores o que é verdade: eles não querem jogadores negros. Um por um vamos sair, boa sorte para todos do West Ham, logo a verdade vai aparecer, acredito na justiça”, falou Sakho.

Na quinta-feira, o West Ham se manifestou publicamente e repudiou a hist´pria após a divulgação do caso pela imprensa inglesa. O clube disse que “não tolerará qualquer tipo de discriminação” e que Henry foi suspenso “devido à natureza grave das acusações”.

“O West Ham não irá tolerar nenhum tipo de discriminação e, portanto, atuou rapidamente por causa da natureza séria dessa afirmação. A família West Ham é inclusiva é quer que todos se sintam bem-vindos e incluídos, independentemente de gênero, idade, habilidade, raça, religião ou orientação sexual”, disse o clube em nota oficial.

A polêmica

Conforme o jornal “Daily Mail”, um dos atletas da equipe denunciou o diretor à Kick it Out, uma associação que visa combater o racismo na Premier League. A entidade teve acesso a um e-mail enviado por Henry para outro dirigente do clube sobre o jogador.

“Não queremos mais africanos e ele não é suficientemente bom”, disse Henry no e-mail ao qual o jornal britânico teve acesso.

O responsável pelo recrutamento foi então questionado sobre se é uma política do clube, tal recusa de jogadores africanos.

“Já temos três e não queremos mais”. Por quê? Por nada. Não é racismo. Só que, às vezes, eles têm mau comportamento. Tivemos problemas com Sakho, Diafra Sakho. Sentimos que quando não estão na equipe causam caos. Não é nada contra a raça africana. Há jogadores africanos no topo, mas às vezes causam muitos problemas quando não estão jogando, como o que tivemos com Diafra. Mas ele já saiu, tudo bem”, respondeu, acrescentando.

“Posso dizer que nos ofereceram jogadores russos. Só acho que os jogadores russos não se adaptam à Inglaterra. É como os italianos. Quantos italianos chegaram e se adaptaram à Inglaterra?”, questionou. “Como clube, não somos discriminatórios. Mas se tivermos muitos, eles ficam juntos e torna-se uma situação em que podem ocorrer problemas. De qualquer forma, também pode haver problemas com jogadores ingleses”.

+ sobre o tema

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente...

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais...

Geledés faz em Santiago evento paralelo para discutir enfrentamento ao racismo nos ODS

Geledés - Instituto da Mulher Negra realiza, de forma...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços,...

para lembrar

spot_imgspot_img

Governo diz que vai cobrar Uefa sobre racismo contra Vini Jr; Lula afirma que ofensas são ‘manifestações de barbárie’

O governo brasileiro informou nesta quinta-feira (14) que vai acionar a Uefa, organizadora do torneios europeus, sobre os atos racistas praticados por torcedores do Atlético de Madrid...

Seleção brasileira recebe prêmio Fair Play da Fifa por luta contra o racismo após ataques a Vinicius Jr.

O prêmio fair play no Fifa The Best vai para o Brasil. A seleção brasileira masculina profissional recebeu a honraria por conta de sua campanha contra...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...
-+=