A Mostra Diálogos Ausentes abre no dia 10 de dezembro, sábado, e permanece em cartaz até 29 de janeiro, ela reúne no Itaú Cultural obras de artistas negros brasileiros das artes visuais, cênicas e do audiovisual, propondo uma primeira mirada investigativa sobre a produção contemporânea afro-brasileira.
por Itaú Cultural para o Portal Geledés
É um convite a conhecer a riqueza da produção de artistas negros contemporâneos no Brasil, ao trazer manifestações das formas de fazer, conceitos e novas visualidades que constituem a produção artística da cultura afro-brasileira atual.
A mostra contempla, por exemplo, os desenhos e esculturas de Sidney Amaral, artista paulistano que retrata de maneira irônica e sarcástica questões de ordem política e existencial. Dalton Paula, outro nome de destaque no cenário artístico atual, é autor de pinturas a óleo e do registro da performance Unguento.
O audiovisual está presente, ainda, nas exibições dos curtas-metragens como KBELA, de Yasmin Thayná, Quintal, de André Novais, e Cores e Botas, de Juliana Vicente.
As artes cênicas aparecem nas fotografias e vídeos, como é o caso de Exu – A Boca do Universo, espetáculo dirigido por Fernanda Júlia representado por imagens e elementos do cenário por meio de objetos cênicos. Parte do chão e de uma parede aparecem cobertos de terra, já que a apresentação é feita em um terreiro.
A instalação tem um vibro blaster, recurso para o público surdo sentir a vibração de um atabaque, presente no cenário.
Na Mostra Diálogos Ausentes, mais da metade dos objetos artísticos são acessíveis para público cego ou surdo, com interpretação em Libras ou audiodescrições. A curadoria é de Rosana Paulino e Diane Lima.
SERVIÇO
Mostra Diálogos Ausentes
De 10 de dezembro de 2016 a 29 de janeiro de 2017
Terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h (permanência até às 20h30)
Sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h
Piso -1
Classificação indicativa: Livre.
Entrada gratuita

Foto: Tracey Collins.

NEGRA.A_A Luta tem que Parar!. Capina, 2015.
Foto: Evandro Parreira / Revista.




Unguento. Dalton Paula, 2015.






2014. Foto: Alile Dara

2014. Foto: Alile Dara

Foto: Alile Dara.

Foto: Alile Dara.

Foto: Alile Dara.

Foto: Alile Dara.




Foto: João Liberato.
