Diante de protestos de professores, Serra cancela ida a evento

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), cancelou hoje sua ida à inauguração de um complexo viário na zona norte da capital paulista, após manifestantes ligados ao Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) chegarem ao local para exigir negociação com o Estado. Os professores estão em greve há duas semanas e reivindicam reajuste salarial.

Apesar da ausência do governador, o evento foi mantido e coube ao deputado federal José Aníbal (PSDB-SP) e ao prefeito da Capital, Gilberto Kassab (DEM), responderem às vaias e aos gritos de “mentiroso”, vindos dos mais de 50 manifestantes.

 

A participação de Serra na inauguração do Complexo Viário do Jaraguá foi informada, às 10h20, na agenda oficial do Palácio dos Bandeirantes. O evento estava previsto para as 12h. Às 12h15, contudo, a assessoria de imprensa do Palácio avisou os repórteres que o tucano não compareceria.

 

A assessoria de Serra informou primeiro que havia acontecido um “erro de agenda” e que o governador não iria por não ter participação na obra. Logo depois, os assessores corrigiram a informação e disseram que Serra não iria porque estava vistoriando outras obras e que, por engano, o informe de agenda foi distribuído para a imprensa sem o aval do governador.

 

Mesmo sem a presença de Serra, os professores da regional Lapa da Apeoesp apitaram e gritaram palavras de ordem ininterruptamente durante os 30 minutos da cerimônia. No palco, ao microfone, o vereador Celino Cardoso (PSDB) chamou os manifestantes de “agitadores baratos” e Aníbal completou, acusando-os de serem “a turma do apito antidemocrático”. O deputado federal tentou contemporizar e disse que vestia camisa branca, “em sinal de paz” e que Kassab usava a gravata vermelha “da conciliação”.

 

Em seguida, Aníbal foi novamente interrompido por gritos de “mentiroso” e reagiu: “Mentirosa é a quadrilha do Bancoop, chefiada pelo PT.” Já Kassab usou como estratégia para driblar os protestos, repetidos pedidos de aplauso para a comunidade do Jaraguá, para Serra e para “os bons professores, que estão em sala de aula”. Em coletiva após o evento, o prefeito disse que a manifestação não era inteligente. “Inibir a festa da comunidade é um grande erro. Parece que eles estão gostando do carnaval.”

 

O prefeito negou que Serra tenha fugido do evento por causa da manifestação dos professores. “Só falta vocês acharem que o governador não veio aqui por conta de meia dúzia de pessoas que estão gritando.” E emendou: “Serra não fugiu. Ontem à noite, ele já havia me dito que não viria.”

 

Ontem, em evento do governo em Francisco Morato, na Grande São Paulo, manifestantes protestaram da presença do governador e chegaram a jogar ovo no carro oficial do tucano. Hoje, os integrantes da Apeoesp reiteraram que seguirão com a estratégia de acompanhar a agenda do governador em busca de uma abertura para negociação. “Onde Serra estiver, os professores estarão”, afirmou a professora de ensino médio Maria Sifaneide Rodrigues.

Fonte: Uol

+ sobre o tema

22/09 – Tracking Vox Populi/Band/iG: Serra e Dilma caem 1 ponto

Petista tem 51% e tucano, 24%; Marina avança um...

“Somos índios, resistimos há 500 anos. Fico preocupado é se os brancos vão resistir”

Há 30 anos, em plena Assembleia Constituinte, pintou o...

Janio ataca golpismo da Câmara e da mídia

Em duro artigo publicado neste domingo (16), o jornalista...

Terras indígenas: ‘O filé do mercado de carbono mundial’

São os territórios indígenas da América Latina "que...

para lembrar

A sociedade brasileira segundo Spike Lee

Após uma semana inteira de viagens, filmagens e entrevistas...

Suíça abre inquérito contra Cunha

A Suíça abriu um processo penal contra Eduardo Cunha,...

Horizonte e os negros

Fonte: Blog do Laruiberto - Um intercâmbio cultural sobre...

Emicida

Por Pedro Alexandre Sanchez   O cantor paulistano...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=