Didier Drogba lança campanha sobre eleições transparentes

Craque do futebol, que é embaixador da Boa Vontade do Pnud, emprestou sua imagem para um poster em várias línguas incluindo o português; segundo ele, pleitos democráticos são uma ferramenta para resgatar os países da pobreza.

A estrela do futebol Didier Drogba dá o pontapé de saída, nesta sexta-feira, para uma campanha sobre como as eleições democráticas e transparentes constituem um instrumento importante para tirar da pobreza alguns dos países menos desenvolvidos do mundo.

 

Drogba posa para um poster de sensibilização de eleitores com a mensagem “Entra em campo e intervém. Recenseia-te. Vota. Faz-te ouvir.”

Honestidade

O futebolista “acredita que uma boa governação pode ajudar a tirar os países da pobreza, se os eleitores e os políticos cumprirem a sua parte”.

Com várias eleições agendadas para os próximos anos no continente africano, onde se situa a maioria dos países mais pobres do mundo, Drogba disse que a sua “ambição é ajudar a contribuir para a verdadeira democracia em África”, por isso defende “a honestidade e o jogo limpo”, como “única forma da África seguir para a frente”.

O poster que mostra o jogador em posição de marcar um penálti e com o equipamento da seleção nacional da Côte d’Ivoire, será apresentado numa cerimónia na capital da República Democrática do Congo, Kinshasa. Estão agendadas para este país nove eleições a decorrer nos próximos três anos, ao nível presidencial, legislativo, regional e municipal.

Pnud

Este esboço para a condução das eleições nesse país, de uma forma justa e transparente foi apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, com uma iniciativa de US$ 390 milhões, assinada com o Governo congolês em 2008.

Esta iniciativa é composta por projetos de reforço de procedimentos e de apoio de processos democráticos estáveis e de serviços públicos para o país, que acaba de sair de um conflito civil que durou mais de 10 anos.

Didier Drogba faz parte do grupo dos Embaixadores da Boa Vontade do Pnud, que inclui os jogadores de futebol Ronaldo, Zinedine Zidane e Marta Vieira da Silva, a atriz japonesa Misako Konno, o príncipe herdeiro Haakon Magnus da Noruega, a tenista russa Maria Sharapova e o ator espanhol Antonio Banderas.

Drogba, de 32 anos, nasceu na Cote d’Ivoire. Atualmente joga no Chelsea, o clube da primeira liga inglesa.

Fonte: Rádio das Nações Unidas

+ sobre o tema

O fotógrafo que desafiou o racismo nos EUA e registrou a luta pelos direitos civis no país

Quando Cecil J. Williams começou a trabalhar como fotojornalista,...

Território quilombola em Maragogipe (BA) é reconhecido pelo Incra

O território quilombola Buri, no município de Maragogipe, na...

Noruega elogia trabalho de Cuba no Haiti: ‘maravilhoso’

Noruega classifica como maravilhoso o trabalho de Cuba no...

para lembrar

Estudante da Faculdade concorre a prêmio da Unesco

Projeto, que está em fase de votação popular, visa...

‘Vivemos em guerra’, diz mulher sobre tensão em área de quilombo na Bahia

Fuzileiros passaram noite no quilombo Rio dos Macacos, diz...

SALVADOR: Colóquio Brasil-África

Fonte: Afropress   Salvador - O Conselho de Desenvolvimento...

Gilberto Gil anuncia aposentadoria dos palcos após série de shows em 2025

Gilberto Gil vai se aposentar dos palcos no ano que...
spot_imgspot_img

Helena Theodoro, primeira doutora negra do brasil, é tema de ocupação no CCBB SP

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) recebe, a partir de 6 de dezembro, a ocupação "Trilogia Matriarcas", uma homenagem à...

Com samba ‘Mais feliz’, Fabiana Cozza lança 10º álbum em setembro de 2025

Samba de Toninho Geraes e Paulinho Resende apresentado há 18 anos como música-título do álbum lançado pelo cantor Marquinho Sathan em 2006, Mais feliz ganha registro...

Série documenta marcos históricos da identidade africana e da luta antirracista no Brasil

A série "Sankofa - A África que Te Habita" (Trailer) retorna às telas em 2025 para a segunda temporada “Sankofa - A África que Habita o...
-+=