Raça e etnia influenciam acesso aos recursos de saúde para tratar infecções

Os afro-americanos e os latinos têm menos acesso a medicamentos, seguro médico e especialistas, quando comparados aos brancos


Um estudo, realizado em parceria por pesquisadores da Faculdade de Medicina David Geffen na Universidade da Califórnia (UCLA) e da Faculdade de Medicina de Harvard, Estados Unidos, descobriu que as disparidades raciais e étnicas entre as crianças com infecções de ouvido frequentes podem influenciar o acesso aos recursos de saúde.

As infecções de ouvido são um dos problemas de saúde mais comuns para as crianças, a maioria delas experimentam pelo menos um antes de seu terceiro aniversário. Os custos anuais nos Estados Unidos chegam à casa dos bilhões de dólares.

Quando estas infecções são deixadas sem tratamento, as complicações podem incluir perda de audição, problemas de fala e infecções mais graves que podem se espalhar para ossos e cérebro, causando meningite. Mas nem todas as crianças têm o mesmo acesso a médicos especialistas e medicamentos.

Os resultados mostram que, em comparação com as crianças brancas, afro-americanos e hispânicos têm maior chance de não poder pagar medicamentos de prescrição, não ter seguro médico e não poder consultar um especialista.

O estudo também mostra que as crianças afro-americanas e as latino-americanas têm maior probabilidade de procurar salas de emergência em virtude de uma infecção de ouvido, quando comparadas às crianças brancas.

“Nosso objetivo era fornecer uma imagem demográfica precisa dos Estados Unidos para que pudéssemos identificar as disparidades de alvo para a intervenção”, disse a co-autora Nina Shapiro, diretora de Otorrinolaringologia Pediátrica no Mattel Children’s Hospital UCLA. “Claramente, observamos que as crianças de determinadas etnias que sofrem de frequentes infecções no ouvido são mais propensas a enfrentar maiores barreiras para o cuidado”.

O estudo constatou que a cada ano, 4,6 milhões de crianças apresentaram infecções do ouvido frequentes, definidas como mais de três infecções ao longo de um período de 12 meses. Em termos globais, 3,7% das crianças com infecções de ouvido frequentes não poderiam pagar os cuidados, 5,6% não podiam comprar os medicamentos prescritos e apenas 25,8% foram atendidas por um especialista.

A próxima etapa da pesquisa é acompanhar os grupos raciais e étnicos, para verificar se as alterações decorrentes da reforma dos cuidados de saúde mudaram a influência nas disparidades destes grupos ao longo do tempo.

Os resultados fora publicados pela revista Otolaryngology-Head and Neck Surgery.

Fonte: Isaúde

+ sobre o tema

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

África ganha 11 bilionários em 1 ano. Veja os mais ricos

  Segundo ranking divulgado pela revista Forbes, 10...

para lembrar

Imigrantes: Brancos britânicos deixam de ser maioria em Londres pela primeira vez

A população de imigrantes saltou para três milhões em...

Principais candidatos à presidência do Quênia votam e pedem eleição pacífica

Os dois principais candidatos à Presidência do Quênia,...

Panafricanismo galvaniza desenvolvimento de África

O vice-governador do Moxico para a esfera económica,...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

‘Fui um menino negro criado por avós supremacistas brancos que me ensinaram a saudação nazista’

Shane McCrae é um consagrado poeta norte-americano. Ele foi premiado diversas vezes, publicou uma dezena de livros e é professor de redação criativa da...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...
-+=