Guest Post »

Dilma abre grande vantagem em Pernambuco e Tocantins

Em Pernambuco, Dilma e Eduardo Campos lideram pesquisa do Terra (com ajuda do Viomundo nas concordâncias)


A pesquisa de intenção de votos divulgada pelo Instituto Maurício de Nassau, nesta quarta-feira (14), mostra uma ampla vantagem em Pernambuco para a candidata à Presidência, Dilma Rousseff (PT). A petista obteve, na pesquisa estimulada, 52% das intenções de votos, contra 23% de José Serra (PSDB) e 4% para Marina Silva (PV). A soma dos demais candidatos é de 1% apenas. 9% disseram votar em branco ou nulo, 10% não sabem ou não responderam.

 

Na pesquisa espontânea, onde não são apresentadas opções de candidatos para os entrevistados, Dilma Rousseff obteve 49% das intenções de votos. Serra é citado por 19% dos eleitores e Marina por 3%. Lula ainda é “votado” por 7% dos pesquisados. Brancos e nulos, 5% e 15% não sabem ou não responderam.

 

Na corrida pelo governo de Pernambuco, o instituto aponta, mais uma vez, a liderança do governador e candidato à reeleição, Eduardo Campos (PSB), com 47,8%. O segundo colocado e principal adversário de Campos, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) apresenta 25,9% de preferência dos eleitores. Os demais candidatos somados têm 1,5% das intenções de votos. 9,8% dos eleitores votariam em branco ou nulo, e 15% não sabem ou não responderam.

 

Na pesquisa espontânea, Eduardo Campos também aparece na frente, com 42% das intenções de votos. Jarbas Vasconcelos é citado por 31% e os demais candidatos, somados, alcançam 3%. Brancos e Nulos são 7% e 28% não responderam ou não sabem em quem vão votar.

 

Para o Senado, quando a questão faz referência à primeira vaga, o candidato Humberto Costa (PT) é citado por 21% dos entrevistados, seguido do candidato à reeleição, Marco Maciel (DEM), com 20%. Armando Monteiro Neto (PTB) é lembrado por 12% do eleitorado e Raul Jungmann apresenta 3% das intenções de votos. Os demais candidatos, somados, têm 2% apenas. 13% votariam em branco ou nulo e 29% não sabem ou não responderam.

 

Quando a questão remete-se à segunda vaga para o Senado, Humberto Costa aparece mais uma vez como o preferido, com 16%. Marco Maciel registra 13% das intenções de voto, Armando Monteiro Neto é citado por 12% e Raul Jungmann soma apenas 4%. Brancos e Nulos são 18% e 33% não sabem ou não responderam.

 

A pesquisa do Instituto Maurício de Nassau foi registrada junto à Justiça Eleitoral sob os números: 29753/2010 no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e 18540/2010 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram realizadas 2,5 mil entrevistas entre 7 e 8 de julho. Os dados têm um nível estimado de 95% de confiança e a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

Com 44,46 % das intenções de votos, Dilma lidera disputa presidencial no Tocantins

 

do Portal Stylo

Pesquisa realizada pelo Instituto Stylo de Comunicação (Promotion-Editora Eventos e Promoções Ltda) divulgada nesta quarta feira,14, mostra que a candidata à presidência da Republica, Dilma Rousseff (PT), lidera as intenções de votos no Tocantins.

 

Na pesquisa, a candidata petista ficou em primeiro lugar com a preferência de 44,46% dos eleitores, contra 24,22% de José Serra (PSDB) e 8,02% de Marina Silva (PV)

Registrada no último dia 7 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 10 deste mês. Foram ouvidos 1.309 eleitores de diferentes regiões do estado.

 

Metodologia

As entrevistas foram realizadas de forma individual, com a aplicação de questionário estruturado e os resultados obtidos serão representativos de diferentes regiões do Estado. A pesquisa considerou as seguintes variáveis: sexo, faixa etária, grau de instrução e nível econômico (renda familiar média) dos entrevistados.

 

Os dados obtidos permitem fazer inferência estatística para todo o Estado, uma vez que a amostra aleatória obtida representa o universo de eleitores de várias regiões.

 

Fonte: Viomundo

Related posts