Dilma propõe alianças a africanos durante cúpula

A presidente ressaltou as semelhanças entre o Brasil e os países africanos, tanto na formação do país quanto da população

Por: Cristina Canas e Luciana Xavier

São Paulo – A presidente Dilma Rousseff discursou nesta sexta-feira durante a cerimônia de abertura da III Cúpula América do Sul-África (ASA), em Guiné Equatorial.

A presidente ressaltou as semelhanças entre o Brasil e os países africanos, tanto na formação do País quanto da população e propõe a formação de parcerias nas áreas de educação, agricultura e indústria.

“Compartilhamos de muitos dos problemas que vários dos países aqui representados, temos histórias parecidas e, por isso, proponho alianças”, diz Dilma, citando a formação de professores e gestores além do desenvolvimento de técnicas agrícolas.

“As características da agricultura brasileira estão presentes aqui na áfrica. Nosso solo e clima são parecidos”, continuou a presidente, que colocou à disposição dos países presentes a universidade aberta do Brasil, de ensino à distância.

A presidente ressaltou também os problemas enfrentados pelo Brasil e a África nas áreas de infraestrutura e energia e defendeu a troca de informações para busca de soluções nesses setores. Dilma afirmou também que o Brasil poderá oferecer cursos de português nas suas 37 embaixadas brasileiras na África “para facilitar acesso aos programas”.

 

 

Fonte: Exame

+ sobre o tema

Sul-africanos resignados a um iminente adeus a Mandela

No dia em que aumentou significativamente o contingente de...

“Eu adoro Beyoncé”, diz Michelle Obama

"Eu adoro Beyoncé", diz Michelle Obama O site da revista...

Oscar: Academia aumenta participação de mulheres e negros

Comprometida em aumentar a representatividade e diversidade de seus...

para lembrar

16 penteados que homenagearam a cultura africana no British Hair Award

Quando falamos de cabelos afro cheios de estilo e...

Praça da Liberdade, em SP, tem nome alterado para Liberdade África-Japão

A praça da Liberdade, localizada entre a avenida Liberdade,...

Para conter influência chinesa, Europa quer devolver arte à África

França, Alemanha, Reino Unido e Bélgica começam a fazer...
spot_imgspot_img

Estou aposentada, diz Rihanna em frase estampada na camiseta

"Estou aposentada", é a frase estampada na camiseta azul que Rihanna, 36, vestia na última quinta-feira (6), em Nova York. Pode ter sido uma brincadeira, mas...

Nota de pesar: Flávio Jorge

Acabamos de receber a triste notícia do falecimento do nosso amigo e companheiro de militância Flávio Jorge, o Flavinho, uma das mais importantes lideranças...
-+=