Principais candidatos à presidência do Quênia votam e pedem eleição pacífica

Os dois principais candidatos à Presidência do Quênia, o primeiro-ministro, Raila Odinga, e o vice-primeiro-ministro, Uhuru Kenyatta, foram nesta segunda-feira votar e pediram a seus compatriotas para irem em massa às urnas – e em paz.

Odinga votou em uma escola do bairro de Kibera, no sudoeste de Nairóbi, por volta das 8h locais (2h de Brasília), em meio a uma grande expectativa midiática com a presença de 100 jornalistas.

“Hoje o Quênia tem uma reunião com o destino. A decisão dos quenianos traçará o rumo desse destino”, disse o primeiro-ministro, líder da Coalizão para a Reforma e a Democracia (CORD).

“Espero que não aconteça nada desta vez. Todo mundo está em uma grande expectativa”, disse Odinga, em alusão à onda de violência pós-eleitoral que se seguiu às eleições de dezembro de 2007 e deixou quase 1.300 mortos.

“Acredito muito que vamos ganhar claramente para que não precisemos ir para um segundo turno. Os quenianos querem a mudança, e a emoção com a qual foram a votar é uma clara sinal disso. Acham que a mudança que esperam se vai a produzir”, ressaltou o candidato, ao qualificar o pleito de “históricos”.

Cerca de três horas depois, Kenyatta depositou seu voto em um colégio da cidade de Gatundu, cerca de 50 quilômetros ao norte de Nairóbi.

Para evitar que se repitam os violentos incidentes de cinco anos atrás, o processo será vigiado por cerca de 99 mil agentes de segurança, que zelarão para que as votações corram sem distúrbios e as eleições sejam livres, pacíficas e justas.

As votações também têm a supervisão de várias missões de observação eleitoral nacionais e internacionais (cerca de 26 mil observadores desdobrados), entre elas da União Europeia, a União Africana e o órgão americano Centro Carter.

 

 

Fonte: Terra 

+ sobre o tema

Mais um 20 de novembro

A reeleição do presidente dos Estados Unidos, Barack...

Literatura Angolana: Literatura e Poder Político

por Roderick Nehone Teríamos encontrado dificuldades metodológicas acrescidas para a...

Autobiografia de um ex-escravo ditada a escritor americano chega em breve ao Brasil

Trata-se de um dos raros relatos sobre a escravidão...

para lembrar

Após ser vítima de bullying, modelo de 10 anos com vitiligo conquista o mundo da moda

A norte-americana April Star é uma modelo de dez anos...

Halle Bailey, estrela de ‘A Pequena Sereia’, anuncia nascimento do filho

Estrela do filme "A Pequena Sereia" (2023), Halle Bailey, 23, anunciou o...

Ex-auxiliar de enfermagem nos EUA se torna rei em Uganda

Fonte: G1 Herdeiro real, Charles Mumbere viveu por 20 anos...
spot_imgspot_img

Sociedade Protetora dos Desvalidos completa 192 anos com desafio de manter legado

A última semana foi de celebração aos 192 anos da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), em Salvador. A mais tradicional organização civil antirracista brasileira se...

“O terreiro também é uma causa”, afirma o professor e babalorixá Sidnei Nogueira

Sidnei Nogueira é uma voz essencial no debate sobre intelectualidade negra, racismo religioso e a presença das religiões de matriz africana no Brasil. Aos...

Mais de 700 obras de arte afro-brasileiras serão repatriadas dos EUA para o Muncab, de Salvador, em 2025

José Adário tinha 11 anos quando, no final dos anos 1950, começou a aprender com um mestre o ofício ao qual dedicou sua vida...
-+=