Principais candidatos à presidência do Quênia votam e pedem eleição pacífica

Os dois principais candidatos à Presidência do Quênia, o primeiro-ministro, Raila Odinga, e o vice-primeiro-ministro, Uhuru Kenyatta, foram nesta segunda-feira votar e pediram a seus compatriotas para irem em massa às urnas – e em paz.

Odinga votou em uma escola do bairro de Kibera, no sudoeste de Nairóbi, por volta das 8h locais (2h de Brasília), em meio a uma grande expectativa midiática com a presença de 100 jornalistas.

“Hoje o Quênia tem uma reunião com o destino. A decisão dos quenianos traçará o rumo desse destino”, disse o primeiro-ministro, líder da Coalizão para a Reforma e a Democracia (CORD).

“Espero que não aconteça nada desta vez. Todo mundo está em uma grande expectativa”, disse Odinga, em alusão à onda de violência pós-eleitoral que se seguiu às eleições de dezembro de 2007 e deixou quase 1.300 mortos.

“Acredito muito que vamos ganhar claramente para que não precisemos ir para um segundo turno. Os quenianos querem a mudança, e a emoção com a qual foram a votar é uma clara sinal disso. Acham que a mudança que esperam se vai a produzir”, ressaltou o candidato, ao qualificar o pleito de “históricos”.

Cerca de três horas depois, Kenyatta depositou seu voto em um colégio da cidade de Gatundu, cerca de 50 quilômetros ao norte de Nairóbi.

Para evitar que se repitam os violentos incidentes de cinco anos atrás, o processo será vigiado por cerca de 99 mil agentes de segurança, que zelarão para que as votações corram sem distúrbios e as eleições sejam livres, pacíficas e justas.

As votações também têm a supervisão de várias missões de observação eleitoral nacionais e internacionais (cerca de 26 mil observadores desdobrados), entre elas da União Europeia, a União Africana e o órgão americano Centro Carter.

 

 

Fonte: Terra 

+ sobre o tema

Disco traz compilação dos hits de Aretha Franklin

Álbum tem músicas gravadas pela cantora entre 1967 e...

Chiwetel Ejiofor leva o Bafta de melhor ator e é favorito ao Oscar

O ator britânico Chiwetel Ejiofor ganhou o BAFTA de...

Entre a espada e o precipício

José Heleno Santos - Sargento da PM, Secretário da...

Redenção ganha Selo para Igualdade Racial

Redenção está entre as oito secretarias premiadas do Brasil...

para lembrar

Filho de Tom Cruise e Nicole Kidman é o novo adepto da Cientologia

A Cientologia conquistou mais um seguidor: Connor Cruise, filho...

“Nossa elite é mais gringa do que parece”, por Paulo Rogério

Existem informações que de tão óbvias tornam-se desconhecidas. O...

Senegal inaugura Museu das Civilizações Negras, com 14.000m².

Inaugurado o ” Museu das Civilizações Negras” em Dacar,...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=