Redenção ganha Selo para Igualdade Racial

Redenção está entre as oito secretarias premiadas do Brasil com o Selo de Educação para a Igualdade Racial

O Município de Redenção recebeu, na última semana, o Selo de Educação para a Igualdade Racial, em reconhecimento de mérito por todas as ações desenvolvidas no período de 2009 a 2010. A solenidade de entrega do selo aconteceu em Brasília, onde a secretária de Educação do Município, Ana Paula Fonseca, recebeu das mãos da ministra Luiza Helena de Bairros a comenda. Redenção está entre as oito secretarias premiadas do Brasil.

Nos últimos anos, este Município tem reescrito sua história buscando reavivar na memória de seu povo sua ancestralidade e o orgulho do feito histórico que aconteceu nessa terra, de ser o primeiro a garantir liberdade aos escravos.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação, pensando em construir uma educação que colabore com reconhecimento e autoafirmação da identidade afro-descendente, iniciou em 2009 o Projeto As Cores de Redenção, lançado por ocasião da primeira audiência pública da Universidade da Integração Internacional (Unilab).

O projeto teve como base a implementação da Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História Cultura Afro-Brasileira e Africana. Desde então, é desenvolvido em 36 unidades escolares com a participação de 6.300 alunos e 50 professores.

As “Cores de Redenção” foi o projeto que proporcionou à Secretaria Municipal da Educação, o Selo de Educação para a Igualdade Racial, oferecido pela Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), em parceria com a Secad, Unesco, Unicef, Undime e Consed, em reconhecimento de mérito por todas as ações desenvolvidas no período de 2009-2010.

Tendo ainda como um dos eixos do projeto combater a invisibilidade da população negra nos livros didáticos ou a presença desumanizada e exotizada, a Secretaria da Educação realizou o lançamento, no dia 25 de março, do I Livro Didático de Historia e Geografia do Município. O projeto terá continuidade esse ano com outras ações. A cidade comemorou a conquista com evento em parceria com a Unilab e contou com a presença de autoridades como a prefeita Francisca Torres Bezerra, o reitor Dr. Paulo Speller, o representante da Unesco, Vincent Defourny, secretários municipais, representantes do Poder Legislativo e da sociedade civil.

Fonte: Diário do Nordeste

+ sobre o tema

Preto e dinheiro são palavras rivais???

Por Bruno Rico Do Afro21 Precisamos aprender a reconhecer algo histórico,...

“Para branco sempre tem espaço”, diz Vovô do Ilê sobre dívida do bloco afro

Bloco passa por momento complicado, com dívidas que chegam...

para lembrar

Para comunidade quilombola, trabalhar significa ficar longe da família

por Júlia Dias Carneiro Adelvan da Paixão, de 30...

Militantes do Educafro fazem greve de fome em frente ao Palácio do Planalto

Yara Aquino   Brasília - Cinco militantes do Educafro,...

Cúpula dos Povos: afro-religiosos debaterão justiça ambiental

  No mesmo período em que o Rio...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=