Dilma recebe diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz

 

Em sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Senado entrega nesta terça-feira o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz para as cinco mulheres que deram contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões de gênero no país.

São elas: Dilma Rousseff, a primeira presidenta do Brasil; Eunice Michiles, a primeira senadora; Ana Alice Alcântara Costa, professora da Universidade Federal da Bahia; Rosali Sacalabrin, secretária municipal da Mulher de Rio Branco (AC); e Maria do Carmo Ribeiro, viúva do dirigente comunista Luiz Carlos Prestes.

A presidenta do Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), diz que o prêmio lembra o “exemplo ímpar e pioneiro” de Bertha Lutz, que criou as bases do movimento feminista no Brasil, sendo fundadora da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, em 1922.

A senadora destacou que a presença de Dilma Rousseff entre as diplomadas representa um exemplo definitivo “inscrito na história das conquistas femininas no país”. “Ela é uma das pessoas mais influentes do mundo, e isso é motivo de orgulho para todas nós, brasileiras”, argumentou.

Vanessa Grazziotin disse ainda que a presença da ex-senadora também do Amazonas Eunice Michiles é bastante significativa, uma vez que ela “abriu portas e preparou o terreno” para as atuais senadoras. Eunice, a primeira senadora do Brasil, era suplente e assumiu uma cadeira em 1979 depois da morte do ex-senador João Bosco de Lima, eleito em 1978. Na época, o suplente também recebia votos dos eleitores.

As escolhidas foram selecionadas entre várias mulheres indicadas por entidades governamentais e não governamentais. O diploma foi instituído em 2001 para homenagear as personalidades sempre no Dia Internacional da Mulher.

 

 

 

 

Fonte: Correio do Brasil 

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...