Direito à Ancestralidade

Independentemente de como você professa sua fé, pessoas pretas precisam pensar sobre ancestralidade.

Digo isso, porque os valores e os saberes do povo preto vêm sendo apagados ou embranquecidos ao longo da história, e o fundamentalismo religioso ganha força a cada dia e tem colocado no fronte irmãos como inimigos.

Ancestral é o que foi, o que é, e o que ainda será. Reconhecer o que é ancestralidade te permite saber de onde você veio e como chegou até aqui. É muito importante para compreender e pacificar algumas formas de sentir que nos foram negadas e, ao mesmo tempo, desconstruir outras que nos foram e ainda são impostas.

O desenvolvimento do continente africano foi extremamente prejudicado pelo tráfico de pessoas para a escravização, a qual não retirou aleatoriamente corpos do continente,, em verdade, houve uma seleção baseada nas habilidades e tecnologias de cada povo para construção e manutenção de vários países, muitos dos quais hoje são reconhecidos como desenvolvidos. O Brasil, por exemplo, teve como eixo de sustentação da sua economia a escravização de corpos negros, os quais também foram a base para a organização social, econômica, cultural e política. 

A divisão da humanidade em raças estruturou o capitalismo moderno. O racismo sustentou a escravidão e, após a abolição formal da escravatura, deu suporte às desigualdades sociopolítico-econômica-culturais, determinando os papéis das relações no país, desaguando no genocídio da população negra nos dias de hoje. Com o tempo, os grilhões da escravidão, se transformaram, foram,  naturalizados na ausência do Estado, na má distribuição de renda, na invisibilização, na marginalização, na discriminação, e tantas outras denominações que funcionam como limitadores, ou amarras, são correntes transparentes que atam a riqueza dos brancos à superexploração de negras e negros.

A escravização, assim como suas atualizações cotidianas,  não ocorreu de maneira pacífica. Para garantir sua efetividade foi necessário afastar e desconectar pessoas negras de suas raízes culturais, afetivas e religiosas para enfraquecer o nosso povo e facilitar o processo de subjugamento  e opressão. Para isto, foram utilizados instrumentos e técnicas como separação de núcleos familiares, o afastamento de pessoas próximas, proibição de práticas culturais como o canto e a utilização de idiomas da comunidade de origem, além da demonização do Sagrado.  

Ainda hoje, ao ouvir o som dos nossos atabaques, a casa grande sente que seu sistema de opressão está com os dias contados. Eles pensam que sabem, mas nós é que sabemos e sentimos, de onde vem a nossa força e qual é nossa principal potência que possibilita a nossa (re)existência. Por isso, este cruel processo de tentativa de desconexão e distorção é o que fundamenta o racismo religioso que ainda tenta silenciar nossos atabaques. 

A sobrevivência da hegemonia da branquitude depende de continuar se apropriando da cultura ancestral sem valorizar tudo o que se originou no continente africano. Essa desconexão, como tudo que vem de África, e a criação de uma África mítica, imaginária desconectada do tempo e do espaço, criou crenças limitantes que afetam nossas relações e a forma como vivemos e vivenciamos o Sagrado. Por isso, é que precisamos saber sobre a ancestralidade! A nossa fé nos possibilita acessar nossas origens mais remotas e reeditar expressões não colonizadas de humanidade. Nos dá condições de exercer o direito de ser a materialização dos melhores sonhos dos nossos ancestrais.  

Assim, a preta pode ser doutora, o preto pode desempenhar a paternidade responsável, pretas e pretos podem se amar, podem reconstruir famílias extensas, podem enriquecer, podem recriar seus reinados e podem escolher os caminhos que desejam traçar. Nascemos livres e temos a herança ancestral do amor, do cuidado e do respeito, e para exercer a nossa liberdade de uma maneira genuína, precisamos compreender que a ancestralidade está além de uma religiosidade. Ela nos conecta a nossa história enquanto povo e nos torna irmãos e irmãs, que se reconhecem e respeitam suas diferenças e vivem o direito de se autodeterminar e construir projetos de mundo afrocentrados. 

Lorena Borges é  natural de BH, mulher negra periférica mãe de 3 meninos negros, advogada, candomblecista filha de Yemanjá. Ativista pela igualdade racial, Direitos humanos e desencarceramento; Defensora Popular formada pela  Defensoria Pública de MG em 2017, Coordenadora cultural e de eventos  Integrante do coletivo Juventude de Terreiro Cenarab MG, líder acelerada do programa Marielle Franco.


** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Jornalismo, imagem e poder: repertório para as representações raciais

  "Toute image du pouvoir se fonde sur un pouvoir...

A Sociedade e Nós

Se a história não reparar os séculos a fio...

Papai Noel preto, uma crônica natalina

Seo Gerson beijou a esposa e a filha pequena,...

E eu, não sou brasileira?

“Paulista, sério? Caramba, eu jurava que você era de...

para lembrar

Ancestralidade e feminismo: de onde vem a prática feminista que você exerce?

Provocada por uma professora do mestrado – obrigada por...

“A cozinha é a guardiã das memórias, dos segredos”, compartilha Conceição Oliveira

Algumas histórias sobre os saberes e fazeres dos povos...

Música Preta Brasileira: um conceito histórico e/ou rótulo musical?

Este texto, originário de conversas intelectuais junto ao cientista...

Como as escolas de samba nos ensinam sobre ancestralidade

Desde que foram criadas, escolas de samba têm sido espaços de ensino e aprendizado. Carregam no nome a sua missão: ser escola. Ensinam sobre...

Fórum da Noite dos Tambores: Encontro de Ritmo, Educação e Ancestralidade

Reunindo ritmo e ancestralidade, no dia 01 de dezembro, a 2ª edição do Fórum Tambor e Educação transformou a Fábrica de Cultura do Jardim...

Primeira mostra individual de Rafael Pereira na Galeria Estação, Lapidar Imagens celebra a altivez da negritude e dialoga com a estética provocativa do retrato modernista

Talento emergente, com uma produção de retratos personalíssimos que remetem ao figurativismo de caráter social da pintura modernista, Rafael Pereira é apresentado ao público...
-+=