terça-feira, janeiro 31, 2023
InícioArtigos ExclusivosGuest PostContos Valentes – Histórias infantis pretas

Contos Valentes – Histórias infantis pretas

“Contos Valentes – Histórias infantis pretas”, é um projeto idealizado pela atriz Roberta Valente e pelo diretor de arte e ilustrador, Diogo Brozoski, composto por uma série de vídeos curtos para crianças, destacando grandes personalidades negras que brilham no Brasil e no mundo. Interpretando uma contadora de histórias, Roberta apresenta, a cada episódio, uma pessoa negra que se destaca ao longo da história, ou nos  tempos da atuais, em diferentes áreas, como o teatro, a música, a literatura, a ciência ou na luta abolicionista, promovendo um primeiro encontro das crianças com esses nomes. O projeto se constrói com o trabalho de arte e animação de Diogo Brozoski, e com roteiros assinados por Sandra Menezes, escritora e dramaturga, com exceção do episódio sobre Zumbi dos Palmares, cujo roteiro teve livre adaptação pela própria atriz, do livro “Zumbi O Pequeno Guerreiro”, de Kayodê.

O primeiro episódio da série “Contos Valentes” traz a escritora Carolina Maria de Jesus e foi lançado no dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, 25 de julho. É Roberta quem explica o objetivo do projeto:
-É uma iniciativa feita com muito carinho com a ideia de trazer para a infância histórias sobre pessoas que, em geral, não fazem parte do currículo escolar ou até acadêmico. É importante as crianças negras, e de todas as raças, conhecerem as histórias de pessoas como Carolina Maria de Jesus, por exemplo, uma mulher negra, que teve que catar sucata nas ruas para alimentar seus filhos, mas que conseguiu mudar sua vida com um sonho, uma caneta e um caderno.

Neste período de quarentena e de suspensão dos espetáculos presenciais, Roberta Valente dá continuidade ao seu trabalho artístico com essa série infantil.  No início de 2020, a atriz  integrou o elenco da peça “Vale Night”, dirigida por  Vidca e Renata Mizrahi, que esteve em cartaz no Teatro Glaucio Gil em janeiro e fevereiro. Além disso, está no elenco da peça “Sinhá não Dorme”, dirigida por Isabel Penoni, que estrearia no dia 16 de abril, no Sesc Tijuca. No cinema, Roberta é atriz no longa-metragem “Jovens Polacas”, direção de Alex Levy-Heller, que esteve em cartaz até o início da pandemia. Roberta é também cantora, e, há quatro anos, faz parte do grupo Samba Opinião.

A série Contos Valentes – Histórias infantis pretas, além de Carolina Maria de Jesus, trará também,  outros nomes de pessoas negras que muito contribuíram ou que continuam contribuindo com seus feitos e seu precioso trabalho, como Ruth de Souza, Antonio e André Rebouças, Zumbi dos Palmares, Dandara e Jaqueline de Jesus, a cientista que descobriu o genoma do Corona Vírus.  Para acessar os vídeos, basta entrar no canal de Roberta Valente, no YouTube.

Saiba um pouco mais sobre:
Diogo Brozoski – Arte e Animação
Diretor de arte, motion designer e ilustrador com mais de 20 anos de experiência na área de criação. Faz uso de desenho, pintura, fotografia, escultura e vídeo-arte. Na arte contemporânea constrói narrativas poéticas, afetivas e ficcionais com uso de recursos gráficos do desenho, ilustração, escultura e vídeo-animação.

Sandra Menezes – Roteiro

Escritora, roteirista, dramaturga e jornalista – Está nas antologias “Negras Crônicas” – Edit. Villardo, “Re-Existência” – Edit. Cartola, “Oralituras- Escritas Femininas” – Edit. Oralituras. Fez parte da Flup/Globo Narrativas Negras para Audiovisual (2019) e integra o processo formativo da FlupDigital – Uma revolução chamada Carolina (2020).

O segundo episodio da serie Contos Valentes conta a história de  Zumbi dos Palmares.


** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench