Nosso amor preto sobreviveu aos navios negreiros: invoquemos!

Memórias de agruras regem as poucas páginas destinadas a contar uma única versão da nossa história. Escabrosidade é a síntese que o pensamento colonial impôs sobre as nossas múltiplas trajetórias. Não nos contaram narrativas afetivas e felizes sobre o que vivemos no passado. Isso nos dá a entender que somos só dor, sofrer e laborar. Onde estão as nossas histórias de amor? Não desejamos nunca o desejo? 

A teoria da procriação está para a vertente apostólica cristã. A reprodução social dos povos pretos sempre foram produto de resistência e manifestação da sacralidade dos afetos. Quem mais tem a nos ensinar sobre a fecundação do Amor reside nas profundezas das águas doces de mamãe Oxum. Ela, a deusa soberana do gestar afeto, cuidado, delicadeza e desejo. 

Não nos importemos com esse amor caricato e falocêntrico que chegou, feito invasão, em nós. Não precisamos de um tratado moral para nos dizer como sentir e desejar amor. Porque o amor que carregamos em nós, já foi fecundado e banhado, por nossas ancestrais, através do mais belo ensinamento – não codificado pela eugenia – de que amar é verbo. E ele se conjuga entre o sujeito singular e o plural. Ele alcança as raízes mais profundas de identificação das dores e opressões que a pessoa amada traz consigo. 

Um amor preto baseia-se no fortalecimento da ancestralidade. Dispa-se das dominações patriarcais. Reveste-se do que há de mais precioso nas joias de Oxum: o amor genuinamente ancestral. O de enxergar na outra pessoa negra, que se ama, o seu próprio reflexo. Se ver nela. E ela se ver em você. Tudo isso porque não há assimetria e poder na construção desse amor. Ele simplesmente flui, transborda, e corre seu próprio fluxo sem que haja aprisionamento. 

Nossos povos pretos, que resistiram bravamente ao aniquilamento dos navios negreiros, também souberam amar. Trouxeram para nós o amor preto, mesmo sobre as águas revoltas, e, aqui, fecundaram gestações de amor pretos possíveis. 

Invoquemo-nos, então, o amor enraizado dentro de nós. 


+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

44 frases (e fragmentos de poesias) sobre o amor. Por Camila Nogueira

Este artigo é o primeiro de uma série. Nela,...

Oração do Amor Próprio

Que eu saiba primeiro me encontrar, antes de me...

O amor que liberta nasce de uma mulher

Se recebi algum amor, foi do universo feminino, da...

“A mulher negra não é vista como um sujeito para ser amado”

Para a ativista do Feminismo Negro, Stephanie Ribeiro, 52,52%...
spot_imgspot_img

É impossível ser feliz sozinha

Em tempos de relações líquidas, estava aqui pensando sobre o amor. Quase sempre estou, né? Já até pensei se sou uma viciada na paixão....

[das condições do amor para alguns de nós]

Desde muito jovens, talvez antes mesmo de brotar os primeiros pelos da puberdade dos expectados machos, ou de dar sinal o primeiro resquício de...

Histórias de amor entre mulheres reforçam visibilidade lésbica e bissexual em campanha nas redes sociais

Quem não gosta de uma história de amor? A campanha baiana chamada "Amores por um triz", que circula nas redes sociais, reúne relatos de...
-+=