Direitos das mulheres retrocedem em todo o mundo, inclusive no Brasil, diz relatório

Enviado por / FonteUniversa, por AFP

Os direitos das mulheres registram um retrocesso em todo o mundo, dos Estados Unidos ao Brasil, passando por Afeganistão e Polônia, alertaram nesta segunda-feira (13) várias organizações, que publicaram um relatório que pede a inclusão do tema no topo da agenda diplomática.

O relatório cita retrocessos que vão desde a revogação do direito ao aborto nos Estados Unidos, passam pela deterioração da situação das mulheres durante o governo Bolsonaro no Brasil, pelas restrições para estudar e trabalhar no Afeganistão e pelos problemas de acesso a medidas contraceptivas na Polônia.

Os retrocessos nos direitos das mulheres “se multiplicam em todo o mundo”, denuncia o relatório elaborado pela Fundação Jean-Jaurès e pela organização feminista Equipop.

“Nenhuma região está a salvo” deste fenômeno que ocorre quando “grupos muito diversos unem forças contra os direitos das mulheres”, disse à AFP Lucie Daniel, da Equipop.

O relatório adverte que os movimentos que pressionam direitos “muitas vezes são resultado de alianças heterogêneas” que reúnem movimentos desde a extrema direita até grupos fundamentalistas.

“Houve um pouco de alívio depois das últimas eleições nos Estados Unidos e no Brasil”, onde os conservadores perderam, “mas a capacidade dos movimentos contra os direitos de causar danos continua forte”, disse o ativista.

+ sobre o tema

Como certo feminismo mordeu a isca neoliberal

Para uma das grandes estudiosas norte-americanas do movimento das...

para lembrar

Portal sobre Lei Maria da Penha será lançado nesta sexta-feira

Operadores da justiça terão, a partir dessa semana, mais...

Campanha pede fim de revista vexatória de mulheres em presídios

As revistas vexatórias foram implantadas no país para impedir...

Corpo de vítima de estupro coletivo chega a uma Índia indignada

O corpo da vítima de um estupro coletivo chegou...
spot_imgspot_img

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...

A cada 24 horas, ao menos oito mulheres são vítimas de violência

No ano de 2023, ao menos oito mulheres foram vítimas de violência doméstica a cada 24 horas. Os dados referem-se a oito dos nove...
-+=