Diretor queniano usa o cinema para tentar curar a homofobia

Nairóbi – “Como alguém vira gay?”, essa é a pergunta que Jim Chuchu faz, com um sorriso incrédulo e impotente, enquanto explica à Agência Efe que seu filme, o primeiro que fala abertamente sobre a homofobia imperante no Quênia, foi proibido com a desculpa que promove a homossexualidade.

No Exame 

Há um ano, quando começaram a filmar, Chuchu e sua equipe sabiam que estavam quebrando um tabu, o de fazer um filme sobre os problemas de ser gay em um país e um continente presos no armário. Sendo assim, o veto dos censores quenianos à exibição do filme no país não foi uma grande surpresa.

“É algo que nunca havia sido feito antes, então muita gente nos disse que seria restrito. A única forma de descobrir era fazendo”, disse Chuchu.

A comunidade de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais (LGBT) começou há anos a protestar contra as leis que penalizam suas relações em 38 países da ÁfricaSubsaariana – inclusive com pena de morte -, mas poucos cineastas se atreveram a amplificar essas vozes no continente.

“Há poucos filmes africanos sobre este assunto. Nós queríamos ser parte disso”, explica o diretor queniano.

O amor à arte e à militância levaram dez artistas do grupo multidisciplinar Nest, baseado em Nairóbi, a declarar guerra à moralista sociedade queniana com um filme chamado “Stories of Our Lives”.

A obra, que estreou em setembro no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), soma um título à pobre visibilidade do cinema gay africano, que até agora só vive de renda estrangeira.

Não em vão, dos 15 filmes do gênero rodados em solo africano, só o queniano e “Beauty” (África do Sul, 2011) são produções genuinamente africanas.

Enquanto a cruzada da comunidade LGTB ugandense deu a volta ao mundo através de premiados documentários americanos, a frutífera Nollywood – a Nigéria produz mil títulos por ano – só conta com três filmes de temática gay, dois deles com abordagem à pedofilia e ao satanismo.

“Stories of Our Lives” era a primeira que tirava da clandestinidade a vida de um grupo que no Quênia é punido com até 14 anos de prisão.

Os elogios que o risco e a bilheteria do filme colheram em Toronto não foram suficientes para que a Comissão de Classificação de Filmes do Quênia autorizasse sua exibição.

O filme, segundo o órgão censor, “promove a homossexualidade, o que é contra as normas e valores nacionais”.

“Ser homossexual não é como se unir ao Exército nem uma tendência de moda. Você não sai para a rua e se torna gay, de repente”, ironiza Chuchu.

O cineasta quer saber “onde estão escritas” essas normas que sua obra parece violentar, e adverte que “a forma como uma sociedade trata as minorias diz muito sobre si mesma”.

Os atores – cujas identidades permanecem anônimas por questões de segurança – dão vida a histórias reais sobre as hostilidades que a comunidade gay enfrenta diariamente no Quênia, por isso que a proibição “demonstra o quão desligada está a Comissão da realidade”, critica Chuchu.

O filme tenta acabar com um preconceito que a homossexualidade é “antiafricana”, em apoio a intelectuais como o famoso escritor queniano Binyavanga Wainaina, que “saiu do armário” este ano.

Em uma polêmica entrevista gravada no começo do ano, com a ajuda de Chuchu, o escritor defendia que a homofobia é uma herança colonial.

Meses depois, os quenianos – divididos entre o desgosto e o assombro pelo discurso de Wainaina – não podem ver “Stories of Our Lives” nos cinemas, na internet e nem de forma clandestina.

A Nest não quer correr riscos depois que um dos produtores, George Gachara, foi acusado de ter exibido o filme sem autorização. Apesar de não ter sido exibido, os quenianos falam sobre a obra nas redes sociais.

“Foi criada a conversa”, disse Chuchu, sobre a repercussão.

“A África aceitará os direitos da comunidade LGTB?”, pergunta à Agência Efe o diretor, que alterna momentos em que acredita ser “uma questão de tempo para falar sobre estes temas” e às vezes não se mostra tão otimista.

+ sobre o tema

Arthur, transexual de 13 anos: “Acham que só quero chamar atenção”

Mesmo enfrentando preconceito e incompreensão fora de casa, o...

O discurso da tolerância como domesticação

Apenas uma sociedade profundamente intolerante pode invocar a necessidade...

Sem alarde nem preconceito Vigor aborda homossexualidade em anúncio para Facebook

Pode até ser que abordar homossexualidade em 2014 já...

Expulso de casa por ser gay, jovem divulga vídeo de briga com os pais

Pais evocam argumentos bíblicos para dizer que filho gay...

para lembrar

Du Bois e o Pan-africanismo

O sociólogo, historiador e ativista William Edward Burghardt Du...

Pintor angolano expôs no Louvre

A Brigada Jovem dos Artistas Plásticos (BJAP) outorgou,  em Luanda, ...

Esther Mahlangu, da tribo sul-africana Ndebele, criou um mural em Évora

Esther Mahlangu, uma sul-africana de 82 anos, pintou um...

Sadé, Disney anuncia filme com sua primeira princesa africana

O estúdio fará a adaptação de Sadé, tendo assim...
spot_imgspot_img

Homofobia em padaria: Polícia investiga preconceito ocorrido no centro de São Paulo

Nas redes sociais, viralizou um vídeo que registra uma confusão em uma padaria, no centro de São Paulo. Uma mulher grita ofensas homofóbicas e...

ONG contabiliza 257 mortes violentas de LGBTQIA+ em 2023

Em todo o ano passado, 257 pessoas LGBTQIA+ tiveram morte violenta no Brasil. Isso significa que, a cada 34 horas, uma pessoa LGBTQIA+ perdeu...

Justiça manda Governo do RJ pagar R$ 80 mil a Cacau Protásio por ataques em gravação em quartel dos bombeiros

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, em segunda instância, que a atriz Cacau Protásio seja indenizada em R$ 80 mil por ataques e...
-+=