Diretora é indiciada por racismo e constrangimento após humilhar alunos em escola no interior do Ceará

Enviado por / FonteG1

Em seus ataques, a mulher usava elementos como raça, cor, tipo de cabelo, vestimenta e orientação sexual para constranger as vítimas.

A diretora de uma escola de ensino médio em Sobral, no interior do Ceará, foi indiciada pelos crimes de racismo e constrangimento ilegal praticados contra seis alunos. As investigações sobre o caso foram concluídas na última sexta-feira (1º), mas o resultado da apuração só foi divulgado pela polícia nesta segunda-feira (4).

Conforme a Polícia Civil, os crimes ocorreram entre os anos de 2013 a 2021. Os levantamentos apontaram que a mulher utilizava da sua posição para humilhar as vítimas, usando, em seus ataques, elementos como raça, cor, tipo de cabelo, vestimenta e orientação sexual.

A defesa da diretora diz que ela é inocente e está sendo “vítima de perseguição”. “(…) já está no cargo há mais de 18 anos como diretora e mais de 25 na educação pública, sempre preservando pela integridade e desenvolvimento do aluno, não tendo nenhuma conduta que desabonasse a postura e integridade sempre íntegra. E quanto relatório do Inquérito Policial, se trata de um procedimento inquisitorial, que não oportuniza o contraditório, tendo sido instruído inteiramente pelas pessoas envolvidas, com depoimentos completamente fora de contexto fático e temporal, e que será provada a inocência da diretora na Justiça”, traz a defesa.

As investigações tiveram início no ano passado, após as vítimas se apresentarem na Delegacia Municipal de Sobral e registrarem formalmente as ocorrências. Desde então, a polícia ouviu os depoimentos de testemunhas, da suspeita e das seis vítimas.

A Polícia Civil pediu o afastamento do cargo e a decretação de impossibilidade que ela exerça qualquer tipo de cargo parecido com esse em outra instituição de ensino.

“É necessário deixar claro que vivemos em um Estado democrático de direito e que qualquer tipo de atentado à diversidade e às liberdades individuais será severamente punido. Aproveitamos esse momento para estimular as vítimas de crimes como esse que procurem a delegacia mais próxima e registrem o fato. Só assim a Polícia Civil vai fazer a sua parte”, afirmou o Dr. Rafael Medeiros, da Delegacia Municipal de Sobral.

Com a coleta de informações, os investigadores constataram a veracidade das denúncias contra a diretora, levando ao indiciamento da mulher. O Inquérito Policial foi finalizado e apresentado ao Poder Judiciário.

+ sobre o tema

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente...

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais...

Geledés faz em Santiago evento paralelo para discutir enfrentamento ao racismo nos ODS

Geledés - Instituto da Mulher Negra realiza, de forma...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços,...

para lembrar

spot_imgspot_img

Gibi, 85 anos: a história da revista de nome racista que se transformou em sinônimo de HQ no Brasil

Um dicionário de português brasileiro hoje certamente trará a definição de gibi como “nome dado às revistas em quadrinhos” — ou algo parecido com isso....

Estudante negra de escola pública ganha prêmio com pesquisa que apontou racismo em dicionários: ‘racismo enraizado na fala’

Uma aluna do Ensino Médio do Instituto Federal São Paulo, de Bragança Paulista (IFSP), conquistou medalha de ouro após apresentar uma pesquisa sobre racismo, durante a...

Alunos de colégio em Brasília sofrem ataques racistas em torneio de futsal

A Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima afirma que estudantes do colégio Galois chamaram seus alunos de "macaco", "filho de empregada" e "pobrinho" durante...
-+=