Dirigido por Lázaro Ramos, Namíbia, Não! comemora 10 anos com temporada especial em SP na Semana da Consciência Negra

Ícaro Silva e o dramaturgo Aldri Anunciação protagonizam espetáculo com entrada gratuita no Teatro Cacilda Becker e apresentações com preços populares no Teatro Sérgio Cardoso

FONTEEnviado ao Portal Geledés
Foto: Divulgação

O premiado espetáculo Namíbia, Não!, inspiração do filme Medida Provisória, desembarca em São Paulo no dia 18 de novembro próximo, na Semana da Consciência Negra. Com sessões gratuitas e a preços populares, as apresentações se dividirão entre os palcos dos teatros Cacilda Becker, de 18 a 20/11, e Sérgio Cardoso, de 23 a 25/11.

Namíbia, Não! marcou a estreia de Lázaro Ramos na direção de espetáculos adultos, muito antes de se transformar no longa Medida Provisória. Atualmente é protagonizada pelo ator Ícaro Silva, que vive o vilão Leonardo da novela “Cara e Coragem” e o premiado dramaturgo Aldri Anunciaçãoautor do livro que deu origem à peça e que estrelou filmes como Ilha e Café com Canela, além de ser apresentador na TV Bahia.

O espetáculo narra a história dos advogados André e Antônio. Eles são surpreendidos por uma Medida Provisória do governo que obriga os cidadãos com características de ascendência africana a regressarem aos seus países de origem. Todos devem ser capturados e devolvidos à África, sob o pretexto de “corrigir” o erro da escravização. Sua narrativa se desenrola em torno de uma realidade distópica em um Brasil do futuro.

A peça estreou em março de 2011 no Teatro Castro Alves (BA), por onde passou novamente em agosto deste ano.  Ao longo da uma década, já levou mais de um milhão de pessoas aos teatros brasileiros. Na nova temporada o espetáculo é acessível para todas as pessoas com audiodescrição e libras.

O espetáculo recebeu premiações por seu texto, como o Prêmio R7 de Melhor Texto de Teatro (2012), o Prêmio Braskem de Teatro (2011) e o Prêmio Fapex. Já na categoria Ficção Juvenil, conquistou o Prêmio Jabuti (2012). Em 2022, Namíbia ganhou uma versão para o cinema, o filme “Medida Provisória“, também dirigido por Lázaro.

A viabilização se deu a partir da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do patrocínio da Novelis e Drogaria São Paulo, e o apoio do Teatro Sergio Cardoso.  A obra é uma produção da Maré Produções Culturais, com realização da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Serviço

Namíbia, Não! – Temporada em São Paulo

Acessibilidade: audiodescrição e libras

Teatro Cacilda Becker – Gratuito 

  • Dia 18/11, sexta-feira às 21h
  • Dia 19/11, sábado às 16h e às 21h
  • Dia 20/11, domingo às 16h e 19h

*Os ingressos deverão ser retirados uma hora antes na bilheteria e estão limitados a capacidade do teatro que é de 200 pessoas.

Teatro Sérgio Cardoso – Preços populares. 

  • Dia 23/11, quarta-feira às 20h
  • Dia 24/11, quinta-feira às 20h
  • Dia 25/11, sexta-feira às 20h

Valores: R$ 20,00(meia entrada) e R$ 40,00(inteira).

Vendas via plataforma Sympla, NESTE LINK

-+=
Sair da versão mobile