Festival Salvador Capital Afro abre inscrições para projetos audiovisuais e musicais

Artistas, produtores, diretores e roteiristas negros que produzem conteúdos para os segmentos do audiovisual e música já podem se inscrever, a partir desta quinta-feira, 27, para participar das Rodadas de Negócios do Festival Salvador Capital Afro – iniciativa de fortalecimento e projeção do afroturismo, empreendedorismo, artes e cultura negra na cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link https://salvadordabahia.com/capitalafro/, até o dia 03 de novembro.

Sob o argumento ‘Conectar para potencializar’, serão selecionados 50 afroempreendedores moradores de Salvador de cada segmento. Eles terão oportunidade de apresentar seus projetos a empresas nacionais e internacionais, como produtoras, canais de TV e streaming, no caso de audiovisual, e curadores, produtores e realizadores de festivais, no caso da música.

Com o propósito de fortalecer o elo com o mercado criativo soteropolitano, o segmento audiovisual, que terá como articuladores o produtor, cofundador da Portátil e da Diáspora Conecta, Emerson Dindo e Gabriel Pires, produtor executivo e coordenador geral do NordesteLAB, se propõe a criar conexões que estimulem o desenvolvimento e a comercialização de conteúdos audiovisuais produzidos em Salvador. 

Já a categoria musical tem como eixo de atuação a promoção de ações, artistas e fazedores locais e, além de Rodada de Negócios, ainda contará com 15 showcases, em que artistas poderão apresentar seus trabalhos para o público e para players do mercado musical. Integram o grupo curatorial cinco agentes da diversidade musical espelhada na cidade: a jornalista Camila França, o DJ Branco, a produtora Edmilia Barros, o músico e pesquisador Fabrício Mota e o músico e produtor Vince Athayde. 

Sobre o Festival 

Considerado um grande marco do Salvador Capital Afro –  Movimento que busca projetar a cidade como destino em referência nacional e internacional no turismo afro -, o festival será totalmente gratuito e está previsto para acontecer de 30 de novembro a 4 de dezembro, no Centro Histórico. O evento reunirá diversas atividades voltadas para valorização e fomento da economia criativa preta da cidade, assim como para estímulo ao desenvolvimento de políticas públicas necessárias para o posicionamento de Salvador como uma cidade antirracista. 

Apontado como um ecossistema capaz de reunir uma diversidade de público e interesses, por meio de quatro pilares – político, econômico, educacional e cultural – o evento também é visto como uma base de transformação social, cujo foco é capacitar pessoas, mobilizar negócios e envolver, de forma atrativa, toda a cadeia de afroempreendedores, gerando lucro e renda para esse público, bem como a sociedade de modo geral. 

A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo, no âmbito do PRODETUR Salvador, em parceria com a Secretaria da Reparação. O projeto tem financiamento do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e é mais uma ação implementada do Plano de Desenvolvimento do Turismo Afro em Salvador.

+ sobre o tema

Conheça dez escritores de MG que colaboram com a luta antirracista

Livraria em Belo Horizonte vende obras feitas por negros...

EUA: Hispânicos superam pela 1.ª vez afro-americanos na maioria das áreas metropolitanas

  Washington, 14 abr (Lusa) — Os hispânicos superam os...

A CONEM e as eleições 2014

O Brasil é um país onde o racismo, o...

Yaya: “Ninguém quer saber da Costa do Marfim porque somos africanos”

Yaya Touré está furioso por ninguém querer saber da...

para lembrar

Grande público debate o ano internacional do afrodescendente na sede da OAB/RS

  Debate, que foi realizado pela Comissão de Direitos Humanos,...

Os 40 anos de independência de Moçambique

Os moçambicanos comemoram hoje o fim do período colonial. Do Rede...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=