O número é maior que o registrado em delegacias ao longo de 2012, que chegou a 409 casos
O novo serviço de denúncias no Distrito Federal, o Disque Racismo, recebeu mais de 800 ligações na primeira quinzena de funcionamento. Ao total, foram registradas 512 denúncias, 227 reclamações e 130 contatos com pedidos de informações e esclarecimentos entre os dias 20/3 e 3/4.
“Muitos ligam reclamando do deputado Marco Feliciano (acusado de racismo que preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados)”, conta o titular da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do DF (Sepir), Viridiano Custódio.
Em 2012, o número de casos registrados nas delegacias do DF chegou a 409, um número bem inferior ao alcançado pelo novo serviço. Custódio diz que ficou surpreso com o grande número de denúncias: “O aumento mostra o sucesso do programa, e que realmente existe racismo. A população está denunciando e se incomodando com as situações de discriminação”, explica ele.
Ele aponta que estão sendo denunciados casos de discriminação em diversos locais e situações: bancos, hospitais, comércio. Agora, a secretaria está apurando para verificar a veracidade dos relatos. Atendimento jurídico e psicológico será disponibilizado caso necessário.
Denúncias
As vítimas podem ligar para o número 156, opção 7, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Nos sábados, domingos e feriados, o horário de expediente é das 8.00 às 18.00. Se preferir, o interessado pode enviar mensagens para o e-mail: [email protected].
Fonte: Correio Braziliense