domingo, janeiro 16, 2022
InícioDiscriminação e PreconceitosDefenda-seDisque Racismo registra 800 ligações em 15 dias

Disque Racismo registra 800 ligações em 15 dias

O serviço, destinado a acolher vítimas de discriminação, funciona desde o dia 20 de março e recebeu 512 denúncias, 227 reclamações e 130 contatos com pedidos de informações

O Governo do Distrito Federal intensificou o enfrentamento às situações discriminatórias com o Disque Racismo. Em apenas 15 dias de funcionamento, o serviço da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial do DF (Sepir) recebeu mais de 800 ligações. De 20 de março a 3 de abril, foram registradas 512 denúncias, 227 reclamações e 130 contatos com pedidos de informações e esclarecimentos.
De acordo com o secretário da Sepir, Viridiano Custódio, todos os registros serão analisados, e as medidas cabíveis, adotadas. “Verificamos que é um número muito grande de contatos e ainda vamos tipificá-los. É importante que a comunidade saiba que tudo será tabulado e encaminhado. Aos que necessitarem, ofereceremos atendimento jurídico e psicológico”, garante o secretário.
O número de reclamações recebidas é maior que os 409 casos registrados em todo o ano de 2012 nas delegacias do DF. O secretário esclarece que esse quantitativo apurado pela Ouvidoria poderá cair no momento em que for comprovada a situação discriminatória.
“Cerca de 54% da população do DF se declara negra ou parda, e há, neste momento, uma conscientização maior das pessoas sobre a necessidade de denunciar. A nossa intenção é combater qualquer discriminação”, planeja Custódio.
Serviço

As vítimas podem ligar para o número 156, opção 7, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Nos sábados, domingos e feriados, o horário de expediente é das 8.00 às 18.00. Se preferir, o interessado pode enviar mensagens para o e-mail: ouvidoriaracial.sepir@buriti.df.gov.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

RELATED ARTICLES