Djamila Ribeiro é homenageada com prêmio de impacto social

Enviado por / FonteDa VOGUE

A escritora representou o Brasil - ao lado de Emicida e MC Dricka - na principal premiação da cultura negra mundial no último domingo (27).

No último domingo (27.06), Djamila Ribeiro foi uma das representantes de peso do Brasil no BET 2021 – um do principais eventos da cultura negra mundial – onde foi homenageada com o importante prêmio de impacto social.

A filósofa, feminista, escritora e acadêmica brasileira foi escolhida para receber o BET International Global Good Award 2021, trófeu conferido a figuras públicas que defendem iniciativas que promovam mudanças sociais positivas e de conscientização para a comunidade negra em geral. 

Com três livros já lançados que abordam o feminismo e o racismo, além de um novo que está para estreiar, Djamila é uma voz ativa na luta pelos direitos dos negros e das mulheres no país.

No Instagram, a acadêmica comemorou: “FOI INCRÍVEL. Como a primeira pessoa brasileira a receber o Global Good Awards, por mobilizar a produção intelectual pela equidade de gênero e raça e por disseminar conteúdos críticos produzidos por pessoas negras, gostaria de agradecer ao @bet pelo reconhecimento. Me ver no telão sendo homenageada no mesmo evento que Queen Latifah e tantas pessoas incríveis para a comunidade negra foi muito emocionante. Agradeço minha equipe maravilhosa, quem caminha comigo, parceiros, em especial @mrdavidawilson, @patycase e @olivafabi. Dedico o prêmio a todas e todos que lutam por outras possibilidades de existência. Obrigada!”. 

Além de Djamila, outras celebridades que representaram o Brasil no BET 2021 foi o rapper paulista Emicida, indicado ao prêmio de Melhor Artista Internacional, e a funkeira MC Dricka, que concorreu na categoria Escolha da Audiência – Revelação Internacional. 

+ sobre o tema

Feminismo e política em tempos de retrocessos

Com a ruptura do diálogo com os movimentos feministas...

Cerca de 60% das mulheres na Europa já sofreram sexismo no trabalho, diz pesquisa

Ainda de acordo com a pesquisa, 11% das entrevistadas...

A mulher brasileira existe, mas não para satisfazê-los

Como a imagem propagada para o mundo contribui para...

para lembrar

‘Não é o fim da história’, diz filósofa sobre ensino de gênero nas escolas

Judith Butler, pensadora da teoria queer, deu palestra em...

Ketiley Mica, de 9 anos, fala sobre aceitação de seus cabelos afro e emociona

O depoimento da pequena Ketiley Mica, que mora em...

Vulgar: um adjetivo feminino – Por: Jarid Arraes

A sexualidade humana é um tema cercado de tabus...
spot_imgspot_img

Prêmio Faz Diferença 2024: os finalistas na categoria Diversidade

Liderança feminina, Ana Fontes é a Chair do W20 Brasil, grupo oficial de engajamento do G20 em favor das mulheres. Desde 2017, quando a Austrália sediou...

Dona Ivone Lara, senhora da canção, é celebrada na passagem dos seus 104 anos

No próximo dia 13 comemora-se o Dia Nacional da Mulher Sambista, data consagrada ao nascimento da assistente social, cantora e compositora Yvonne Lara da Costa, nome...

Mulheres recebem 20% a menos que homens no Brasil

As mulheres brasileiras receberam salários, em média, 20,9% menores do que os homens em 2024 em mais de 53 mil estabelecimentos pesquisados com 100...
-+=