Djamila Ribeiro faz sessão de autógrafos e participa de bate-papos abertos em Brasília

Filósofa lança ‘Quem tem medo de feminismo negro?’ e ‘O que é lugar de fala?’ na Asa Norte e no Gama. Veja programação.

Do G1

Foto: Gabo Morales/TRËMA

A filósofa e escritora Djamila Ribeiro faz sessão de autógrafo dos livros “Quem tem medo de feminismo negro?” e “O que é lugar de fala?” nesta sexta (31) e no sábado (1º) em Brasília. O evento inclui roda de conversa e performances – entrada é gratuita.

Nesta sexta, o evento começa às 19h no EWE Gastronomia, na 216 Norte, com a apresentação de “Poetas negras purais”, com Marina Andrade, Vera Verônika, Guerreira Lilian, Prethaís, Julia Nara, Meimei Bastos e Marina Mara.

O bate-papo começa às 20h com Keka Bagno, Leila Negalaize, Graça Santos, Joseanes Santos e Djamila. A sessão de autógrafos será das 21h15 às 22h.
Haverá, ainda, uma feira com a VRA Acessórios, as pochetes da Mariana Xavier, as mandalas e roupas da Carlinha Alves e uma banca de livros e CDs. O livro “Quem tem medo do feminismo negro?” estará à venda.

Já no sábado, o eveto se desloca para o espaço Semente Cia. de Teatro, próximo à rodoviária do Gama. Às 10h, a performance poética “Macunaíma”, de Amanda Vitória, abre a programação. Em seguida, Djamila inicia a roda de conversa.

Que livros são esses?
“Quem tem medo de feminismo negro?”
O livro, publicado neste ano, reúne um longo ensaio autobiográfico inédito e uma seleção de artigos publicados por Djamila Ribeiro no blog da revista Carta Capital entre 2014 e 2017.

Djamila destrincha conceitos como os de empoderamento feminino e interseccionalidade, e aborda temas como os limites da mobilização nas redes sociais, as políticas de cotas raciais e as origens do feminismo negro nos Estados Unidos e no Brasil.

‘O que é lugar de fala’?
Lançado em 2017, o livro aborda o conceito de lugar de fala partindo do princípio de que a sociedade brasileira “tem, como norma, a branquitude, masculinidade e heterossexualidade”, segundo a descrição da obra.

Djamila traz à tona a importância de que se pense no rompimento de uma voz única com o objetivo de propiciar uma multiplicidade de vozes. Partindo de obras de feministas negras, como Patricia Hill Collins, Grada Kilomba, Lélia Gonzalez, Luiza Bairros, Sueli Carneiro, o livro aborda, pela perspectiva do feminismo negro, a urgência da quebra dos silêncios instituídos.

+ sobre o tema

Sobre cabelos, relacionamentos e outras coisas!

Após uma atividade na minha universidade em celebração ao...

Mãe preta pode ser? Mulheres negras e maternidade

Débora Silva Maria, do Movimento Mães de Maio, há...

Quem vestiu a Globeleza?

Enviado para o Portal Geledés Engana-se os que acham que...

para lembrar

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Presidenta Dilma Rousseff recebe lideranças do Movimento Negro

Educação, saúde, democratização da comunicação e enfrentamento à violência...

Djamila: nenhum passo para trás nas ações afirmativas

Para a pensadora Djamila Ribeiro, é preciso resistir ao...

Ilê Aiyê promove a Semana da Mãe Preta em homenagem à mulher negra

A Associação Cultural Ilê Aiyê promove a partir da...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=