Documentário ‘Negro no Futebol Brasileiro’ estreia no dia 30

Pelé, Didi, Leônidas, Ronaldinho Gaúcho… a lista de craques brasileiros é vasta. Mas será que foi fácil alcançar o reconhecimento e prestígio no futebol? O Negro no Futebol Brasileiro, coprodução da HBO Latin America com a Filmes do Equador, aborda as dificuldades e superações de jogadores negros para conquistar seu lugar no esporte. Dirigida por Gustavo Acioli, a série documental em quatro episódios estreia em 30 de agosto, às 21h, no canal HBO.

Do  Gazeta Esportiva

Cláudio Adão (Divulgação/HBO)

As histórias do futebol e do Brasil se misturam na produção, baseada no livro “O Negro no Futebol Brasileiro”, de Mário Filho. Cláudio Adão, Júnior, Romário e Adriano estão entre os atletas entrevistados para a série, que também traz depoimentos de personalidades como Gilberto Gil e Haroldo Costa. Além de abordar temas como o racismo, ainda hoje encontrado nos estádios do mundo, O Negro no Futebol Brasileiro apresenta um grande mosaico sobre o esporte no País e no exterior.

Episódio 1
O preconceito regeu o início do futebol no Brasil. Alguns clubes declaradamente não admitiam a participação de jogadores negros em seus times. Mario Filho conta essa história por meio de fatos e de informações recolhidas nos bastidores do futebol – e que jamais foram contestadas. As coisas começam a mudar com o surgimento do Vasco da Gama, que se consagrou campeão carioca no mesmo ano – 1923 -, com um time repleto de jogadores negros.

Episódio 2
Leônidas da Silva foi o primeiro jogador brasileiro a atuar também como garoto-propaganda. Os teatros ficavam lotados para ver o atleta sozinho no palco contando como fizera os seus gols na Copa de 38. Mas esse sucesso não valia para todos, muito menos para os negros que não eram jogadores de futebol. Essa história tem seu ápice com a aparição de Pelé e sua consagração internacional como o melhor jogador do mundo, como Rei do Futebol, na Copa de 58.

Episódio 3
Pelé reinou no esporte e se recusou a jogar em clubes estrangeiros no auge da carreira. O episódio lança um olhar sobre a situação do negro no Brasil e, especificamente, no futebol brasileiro no período posterior à aposentadoria do Rei.

Episódio 4
Com a ampliação da abertura do futebol europeu, começaram a se tornar frequentes as notícias de manifestações de racismo contra os atletas negros, dentro e fora dos estádios. Vindos do Brasil não faltam craques que tenham vivido ou visto de perto essa história: Cafu, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Vampeta, Edilson, Robinho, Ronaldo, Romário, Adriano.

 

+ sobre o tema

Maguila é internado na ala psiquiátrica do Hospital das Clínicas de São Paulo

O ex-boxeador Adilson “Maguila” Rodrigues está internado na ala...

Os Musicos do Lixão. “Eles nos mandam lixo e devolvemos-lhes música”

Landfill harmonic - La armonía del vertedero - Orquesta...

Poetisas negras: gênero e etnia através dos versos

Para começo de conversa, quantas escritoras negras vocês conhecem?...

para lembrar

10 filmes para refletir sobre consciência negra

    Além dos livros, filmes são uma ótima maneira de...

Racismo atinge jogadores brasileiros, que aprovam até boicote a Copa do Mundo

Atletas contestam penas brandas, como multas e estádios fechados,...

PEDRA DO SAL HOMENAGEIA CARTOLA NO DOMINGO

  Pedra do Sal, local importante para a...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=