Documentário ‘Quantos Dias. Quantas Noites’ entra para o catálogo do Itaú Cultural Play

O filme faz um mergulho profundo no propósito da existência humana e da relação com o tempo e a idade, com foco na atualidade quando a expectativa de vida aumentou

FONTEABC do ABC
Quantos Dias. Quantas Noites (Foto: Divulgação)

Na quinta-feira, 12 de outubro, a Itaú Cultural Play leva para seu catálogo o novo filme de Cacau RhodenQuantos Dias. Quantas Noites. Diretor de produções como Nunca me sonharam e Tarja branca, agora se debruça sobre os dilemas, desafios e cuidados provocados pelo envelhecimento nesta era na qual a ciência acredita que o ser humano que chegará aos 150 anos já nasceu. Assim, entendendo que a revolução da longevidade já começou e veio para transformar o futuro de todas as gerações, ele desenvolve uma investigação detalhada sobre como a questão da revolução da longevidade tem sido analisada pela humanidade.

Especialistas e pensadores convidam a enxergar as oportunidades e as desigualdades nesse tema, além da conexão humana com o tempo e com a idade. São eles, o médico gerontólogo e presidente do Centro de Longevidade – Brasil Alexandre Kalache; a filósofa, Dra. em Educação pela USP e coordenadora executiva do Geledés Sueli Carneiro; a médica geriátrica e escritora Ana Claudia Arantes; a atriz, coreógrafa e primeira mulher negra cadeirante a dançar no Theatro Municipal de São Paulo Mona Rikumbi; a ativista de cuidados paliativos e jornalista Ana Michele Soares – morta em janeiro em decorrência de um câncer –, o fundador do movimento inFINITO, Tom Almeida e o líder da comunidade compassiva Alexandre da Silva.

Nos últimos séculos a expectativa de vida média aumentou de forma notável e o mundo atual testemunha uma mudança na pirâmide etária, na qual a população mundial está envelhecendo progressivamente. Segundo a ONU, em 2020 havia cerca de 703 milhões de pessoas com 65 anos ou mais em todo o mundo. A previsão é que esse número chegue a cerca de 1,5 bilhão em 2050.

Essa tendência também é realidade no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia no país, em 2020, cerca de 30 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 14,3% da população total. A previsão é que em 2060, esse número chegue a 73 milhões de idosos, representando 34,1% da população brasileira. Em 1940, a expectativa de vida no Brasil era de 45 anos. Diante desse quadro, como diz Sueli Carneiro, encerrando o filme, viver é algo extraordinário.

Produzido pela Maria Farinha Filmes, idealizado por Marta Pipponzi e apoiado por instituições como o movimento global Ashoka e Instituto Alana, entre outras, o filme estreia no Festival do Rio, no Museu do Amanhã, no dia 11 e terá exibição em cinemas como o Espaço Itaú de Cinema em São Paulo. Ainda entrará no circuito de cinemas de Belo Horizonte, Brasília e Salvador. Na Itaú Cultural Play pode ser acessado gratuitamente em todo o país via site www.itauculturalplay.com.br e dispositivos móveis Android e IOS.  

Sobre Cacau Rhoden

O diretor Cacau Rhoden começou a carreira nos anos 90, trabalhando em produções de televisão, filmes publicitários e cinema. Dirigiu os curtas-metragens A Cega (1994), Infinitamente Maio (2001), Meninos de Areia (2005), Gotas (2005), Who? Walls and Bridges (2015) e Food, Funk and Favela (2023). Seu primeiro longa-metragem, Tarja Branca – A Revolução que faltava (2014), produzido pela Maria Farinha Filmes, conquistou o prêmio de melhor documentário no Festival de Toronto. Entre os trabalhos mais recentes estão o longa Nunca Me Sonharam (2017), premiado como Melhor Documentário no festival de Los Angeles e exibido na sede da ONU, em Nova York; e a série documental “Corações & Mentes – escolas que transformam” (2020), exibida no canal GNT, ambos produzidos pela Maria Farinha Filmes.

Sobre a IC Play

A Itaú Cultural Play é seu lugar de encontro com o cinema e o audiovisual nacional, com filmes de todos os estados e de várias vertentes temáticas e de linguagem.

A plataforma gratuita de streaming do Itaú Cultural (IC) oferece um catálogo diverso e com curadoria especializada de filmes, séries, programas de TV, festivais, mostras temáticas e/ou competitivas, além de conteúdos de instituições parceiras.

‍Além das produções próprias e das curadorias especializadas, a Itaú Cultural Play disponibiliza conteúdos e produtos especiais de instituições parceiras. A iniciativa visa ao fortalecimento da rede que produz e difunde arte e cultura brasileiras.

SERVIÇO:

Quantos Dias. Quantas Noites

(2023)

Direção: Cacau Rhoden

Quinta-feira, 12 de outubro.

Duração: 90 minutos

Classificação indicativa: para maiores de 12 anos (Temas sensíveis e violência)

Em: www.itauculturalplay.com.br

-+=
Sair da versão mobile