Doralyce, uma das principais expoentes do afrofuturismo, lança single e clipe para o verão sobre liberdade, emancipação e prazeres femininos

Saborzinho do Verão é a primeira música lançada do disco Dádiva, que faz parte do projeto DASSALU: Da descolonização ao Afrofuturismo, selecionado pelo Rumos Itaú Cultural, e composto, ainda, por outro álbum e um manifesto. Com uma sonoridade definida pela artista como arrochadeira, com pegada batidão brega, dançante e latina, a composição convida o público a fazer um aquecimento para o carnaval, mexer o corpo e a mente refletindo sobre liberdade, emancipação feminina e colocando as mulheres como protagonistas de suas histórias

FONTEEnviado ao Portal Geledés
Foto: Divulgação

No dia 18 de fevereiro, a ativista, cantora, compositora, atriz e feminista pernambucana Doralyce, uma das principais expoentes do Afrofuturismo nacional, lança o single Saborzinho do Verão nas plataformas digitais (https://links.altafonte.com/ykxxjb7). A música é um convite às pessoas para começarem o aquecimento para o carnaval, mergulhando nos beats, sotaque pernambucano e na mistura de sabores que Doralyce propõe.

No mesmo dia, às 12h, a cantora disponibiliza o clipe da música nos canais do Youtube  https://www.youtube.com/c/DoralyceOficial. A produção é fruto da parceria entre Colmeia 22 e Gaiata Produções – um coletivo de empreendedoras com o intuito de fortalecer e empoderar mulheres, conectando esses valores ao pensar figurinos, cenografias, direção de arte e fotografia. 

Para comemorar o lançamento do vídeo, no dia seguinte, 19, a partir das 17h, a Colmeia 22, agora junto a Gaiata Latina, realiza festa no Ganjah (RJ). O evento contará com show de Doralyce, roda de conversa entre mulheres sobre empreendedorismo, debate sobre gordofobia, desfile da Gaiata Latina e DJ.

Saborzinho do Verão 

Tem uma proposta dançante, que transita pelo ritmo do arrocha e do batidão do brega, além de conectar Pernambuco e Bahia na sonoridade latina. O single integra o disco Dádiva, que será lançado no dia 18 de março, com oito inéditas e cinco remixes. O álbum, criado a partir do conceito M.E.L (Movimento de Emancipação e Liberdade), compõe o projeto DASSALU: Da descolonização ao Afrofuturismo, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020 e composto, ainda, por um manifesto e um segundo disco, o Dassalu.

“Essa música é uma celebração a estarmos vivas. Na estação mais quente do ano vem o som para a galera dançar, paquerar, se divertir e amenizar as dores de enfrentar uma pandemia”, explica Doralyce. “O verão traz um aspecto diferente para a vida das pessoas. O clima tem total influência nos desejos, inclusive de estar conectado com o sol”, diz a artista sobre a inspiração para Saborzinho do Verão, que fala sobre a paixão de verão, o calor, desejos e de como refrescar as altas temperaturas. 

Segundo ela, trata-se de um single sobre liberdade, emancipação feminina, vontades e prazeres, além de mostrar as mulheres como protagonistas de suas histórias. “Ele evidencia a mulher como dona do seu próprio prazer”, afirma. Saborzinho do Verão é uma composição de Bia Ferreira e Doralyce, que também fez a produção musical junto a Felipe Pomar. Na música, Pomar assume, ainda, a guitarra, o baixo, beat, percussão e programas eletrônicos.

Ficha Técnica:

Música: Saborzinho do verão 

Gênero UBC: Arrocha

Gêneros ABO: Batidão Brega / Brega Funk

Sub.Gen ABO: Brazilian / AfroPop

Autora: Doralyce e Bia Ferreira

Intérprete: Doralyce

Coro: Doralyce

Guitarra e Baixo: Felipe Pomar

Beat e Percussão, Programações Eletrônicas: Felipe Pomar

Mix e master: Felipe Pomar

Produção Musical: Felipe Pomar e Doralyce

Produção executiva: Colmeia 22 (Doralyce)

Créditos Capa: 

Design: Felipe Pomar

Fotografia: Júlia Feitosa

Créditos Clipe:

Música: Saborzinho do Verão

Artista: Doralyce

Argumento e Idealização: Doralyce e Letícia Nefertiti

Realização: Colmeia 22, Gaiata Latina e Sirigaita Produções

Direção / Color Grading: Raffael Paiva

Assistentes de Direção: Beatriz Abreu e Amanda Braun

Edição: Matheus Miglionico 

Roteiro: Doralyce e Beatriz Abreu

Direção de Arte: Letícia Nefertiti

Assistentes de Direção de Arte: Luana Parra e Luciana Alves

Produção Executiva: Amanda Braun

Assistentes de Produção: Janaína Bossi, Luiza Ribeiro, Cristiane Alexandre, João Pedro Mogli, Nina Oliveira, Rebeca Viana, Júlia Furtado e Angela Carvalho

Produção artística de Doralyce: Camila Mira e Renan Vital

Still: Júlia Feitosa e Gabi Lino

Figurino: Gaiata Latina

Adereços: Iná Odora Cholodoski

Make: Carolina Rainha

Making Off: Nigga

Coreógrafa: Luanny 

Apoio: Barraca Ponto G e @matte_carioca Fofão do Matte  

Patrocínio: Gaiata Latina

Elenco: 

Benny Briolly 

Silvia Duffrayer 

Victor Hugo

Larissa de Mattos

Will Toledo

Polly Satlher

Gabi Falcão

Camila Rocha

Iara

Doralyce

O projeto

DASSALU é uma filosofia, um ensaio manifesto com tecnologias de sobrevivência e emancipação para pessoas pretas, latinas e LGBTQIA+, com enfoque nas mulheres. Aborda estratégias e ferramentas para modificar a realidade desigual do mundo, incentiva práticas para a manutenção da vida de pessoas comumente marginalizadas e que, em sua maioria, têm suas vozes silenciadas.

O projeto DASSALU: Da descolonização ao Afrofuturismo é pautado no movimento Primavera Solar, insurgente na América Latina, no qual é crescente o protagonismo das mulheres como agentes diretas da alternância de poder. Composto por dois álbuns e um manifesto, tem como norte o olhar decolonial feminista e explicita a importância da luta dos homens para acabar com o machismo e a responsabilidade das pessoas brancas em lutar para erradicar o racismo. 

As músicas que integrarão os álbuns a serem lançados são um convite para o público mexer o corpo e a mente juntos. Nas letras, estão temas que vão desde a apatia social que circunda a sociedade, até a riqueza ancestral, o poder dos orixás e a urgência da valorização feminina.

A artista

Doralyce começou sua carreira no berço de importantes movimentos culturais e estéticos, o sítio histórico da cidade pernambucana de Olinda. Lá, cresceu sob a influência do OlindaStyle e Manguebeat, mesclada aos batuques de Maracatu, Coco e Ijesá, comumente representados pela força feminina. 

A artista já foi tema de tese de Doutorado na Universidade Northwestern, em Chicago, nos Estados Unidos, na qual foi considerada como uma das principais expoentes do Afrofuturismo na América. Participou de importantes eventos do cenário musical como o Pulso Redbull Music, na cidade de São Paulo, Vento Festival 2018, em São Sebastião (SP), Recbeat, em Olinda (PE). Em sua discografia constam os trabalhos Canto da Revolução, de 2017, Doralyce no Estúdio Showlivre (Ao Vivo), de 2018, Pílula Livre, de 2019, e Doralyce no Estúdio Showlivre, Vol. 2 (Ao Vivo), de 2020.

Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 75,8 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas 1,5 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Na última edição, de 2019-2020, os 11.246 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 23 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 92 projetos.

SERVIÇO:

Rumos Itaú Cultural 2019-2020

DASSALU: Da descolonização ao Afrofuturismo

Lançamento do single Saborzinho do verão

Dia 18 de fevereiro, às 00h

Disponível em todas as plataformas de streaming  

Pré-save: https://links.altafonte.com/ykxxjb7

Lançamento do clipe Saborzinho do verão

Dia 18 de fevereiro, às 12h

Em: https://www.youtube.com/c/DoralyceOficial

Festa de divulgação do clipe

Dia 19 de fevereiro, às 17h

Local: Ganjah 

Rua do Rezende, 82, Lapa

Rio de Janeiro (RJ)

-+=
Sair da versão mobile