Guest Post »

Lançamento – Dossiê sobre a situação dos direitos humanos das mulheres negras no Brasil: Violências e Violações

As organizações Criola (Rio de Janeiro) e Geledés (São Paulo) e a AMNB – Articulação de Mulheres Negras Brasileiras lançaram, no  domingo, 11∕09, ás 11:00h (Ala Mar Vera Cruz 1-2) durante o 13º Fórum da AWID – Construindo o Poder Coletivo, o Dossiê sobre a situação dos direitos humanos das mulheres negras no Brasil: Violências e Violações.

por Maria Sylvia para o Portal Geledés

dossie

O dossiê, que foi elaborado sob a coordenação de Jurema Werneck e Nilza Iraci, expõe diferentes formas de violações de direitos humanos de mulheres negras brasileiras e foi apresentado na 157 sessão da Comissão da OEA – Organização dos Estados Americanos.

O dossiê traz informações, a partir de dados governamentais, que demonstram a persistência do racismo na sociedade brasileira e seus impactos na vida das mulheres negras. Os dados expostos informam que houve crescimento no número de assassinatos de mulheres negras, enquanto houve diminuição de assassinatos de mulheres brancas e o aumento do encarceramento de mulheres, além de apresentar casos emblemáticos de racismo e violência institucional cometido contra mulheres negras em diversos setores, com ênfase nos casos de racismo virtual e trazer informações sobre as violências e violações de direitos cometidas contra mulheres lésbicas e transexuais.

Por fim, além de denunciar o racismo e expor a grave situação, o dossiê se constitui um instrumento importante que pode ser utilizado pelos movimentos sociais para exigir comprometimento dos poderes públicos compromisso para que haja a diminuição das violências e violações de direitos das mulheres negras no Brasil.

Clique aqui para baixar a publicação em português.

A situação dos direitos humanos das mulheres negras no Brasil: violências e violações (PDF/Inglês)

A situação dos direitos humanos das mulheres negras no Brasil: violências e violações (PDF/Espanhol)

Related posts