Drama de nigerina ‘presa’ no Rio após roubo de documentos chega ao fim

A nigerina Hadijatou Aboubacar Anadou e sua amiga brasileira Élida Heiderick

O drama da nigerina delegada da Rio+20 que não conseguia embarcar de volta ao seu país depois de ter seus documentos roubados está perto do fim.

O documento que Hadijatou Aboubacar Anadou aguardava, enviado pela Embaixada do Níger nos Estados Unidos, chegou na noite passada e ela tem um voo marcado para as 14h45 desta terça-feira.

A via-crúcis de Hadijatou começou no último dia 23, quando ela teve seu passaporte, dinheiro e cartões de crédito furtados com sua bolsa em um shopping na zona sul.

Desde então, ela tentou embarcar três vezes no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim apresentando documentos diferentes – a cópia do passaporte, o boletim de ocorrência do furto e o fax um documento enviado pela Embaixada do Níger nos Estados Unidos – mas todos foram considerados insuficientes pela companhia aérea.

Casamento à espera
O Brasil não tem representação do Níger, o que deixou Hadijatou em uma lacuna diplomática após a Rio+20. Funcionária do Ministério da Educação em seu país, ela era parte da delegação de mais de 60 pessoas enviada para a Rio+20, onde participou de diversos eventos paralelos.

Agora, destaca com amargura ter sido “a única que restou” e diz que somente uma providência foi tomada por seu país: entrar em contato com a embaixada nos Estados Unidos para que a representação interviesse.

Ela tem um motivo a mais para aumentar a ansiedade: o casamento de sua filha está marcado para o próximo dia 14.
“Eu tenho que organizar tudo. Todos estão me esperando. Todos estão preocupados com a minha ausência”, diz ela, que continua fazendo apelos para que seu passaporte, caso encontrado, seja devolvido.

Aipim e manicure
Até a noite de segunda-feira, Hadijatou aguardava ansiosamente a chegada do documento emitido pela embaixada do Níger nos EUA, desta vez enviado pelo correio, e não fax, para que pudesse apresentar o original ao embarcar.

Entre crises de choro e conversas com a família por telefone, ela vinha sendo amparada pela família de Élida Heiderick, que acompanhou o seu drama desde o primeiro embarque frustrado.

A professora de inglês de 42 anos estava trabalhando no aeroporto durante a Rio+20, fazendo a recepção de estrangeiros, e começou a ajudar a nigerina depois de encontrá-la chorando no domingo.

Élida “adotou” Hadijatou e tomou a frente na batalha burocrática para seu solucionar o seu problema, cobrando providências de órgãos como o Itamaraty, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o comitê organizador da Rio+20.

A professora abrigou a nigerina em sua casa na Penha, zona norte do Rio, onde mora com os dois filhos. A filha de 16 anos cedeu seu quarto e foi dormir com a mãe; o filho de 18 chega da escola e dá beijos e abraços na mais nova integrante da casa, ela conta.

“No início ficamos meio sem saber como agir, porque brasileiro gosta de tocar, abraçar… Mas depois vimos que ela também é muito carinhosa”, diz Élida.
Hadijatou, que é muçulmana, quis saber onde o sol nasce ao chegar para poder fazer suas preces diárias. Manteve sua tradição religiosa, mas viu muitas coisas novas.

Em uma semana na zona norte carioca, a nigerina fez as unhas pela primeira vez, em estilo “francesinha”, com esmalte cor de rosa igual ao escolhido por Élida; provou bolinho de aipim na barraca da esquina; foi à feira e provou melancia. Também ouviu funk pela primeira vez, com direito a demonstrações de como dançar com a mão no joelho, a cargo da filha de Élida.

Apesar do azar com o passaporte, a nigerina reconhece a sorte por ter sido adotada pela família. “Se todas as pessoas fossem como a Élida teríamos menos sofrimento no mundo”, diz.

“Eu continuo sentindo saudade do meu país, mas (depois de estar com a família de Élida) não sofri mais. Eu comi, bebi, conversei, conheci seus amigos. Não sei como expressar a felicidade que sinto por ter conhecido essas pessoas”, diz, comovida.

 

 

Fonte:  Correio do Brasil

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Escravidão e discriminação

Por Margareth Menezes     Neste momento, em...

Presidente Lula anuncia investimento em catadores de materiais recicláveis

Fonte: G1- Trabalhadores terão carros elétricos para coleta de...

Geração Z: antes mentíamos aos pais para sair, agora mentem aos amigos para ficar em casa

Saídas para bares, festas e encontros mudam de acordo...

Lula para Gaviões: ‘esta é uma das maiores homenagens que recebo em toda minha vida’

Presidente Lula, internado no Hospital Sírio Libanês, grava uma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=