Leno F. Silva: Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por: Leno F. Silva

 

Não sei quantos motoristas de ônibus existem na cidade de São Paulo, mas ontem conheci um animado condutor que, certamente, está de bem com a vida e com a sua profissão. Dirigindo com muita atenção, ele é extrovertido, educado e interage com a maioria dos usuários que adentra o “seu” coletivo.

Cada um que sobe recebe bom dia, boa tarde ou boa noite. Atento aos personagens anônimos, ele interage, faz uma graça, cantarola  anções de sua autoria inspiradas nas inúmeras situações que ocorrem durante o trajeto. Toda pergunta é respondida com atenção, delicadeza e, dependendo do caso, também recebe uma dose de bom humor.

Segundo o cobrador, o motorista é muito conhecido e já foi matéria de televisão. Uma senhora agradecida pelas gentilezas do profissional do volante, ao descer, ofereceu uma caixinha de R$ 5,00 para um café ou sorvete. Ele, sorridente, agradeceu a gorjeta e disse que não poderia receber, porque já é remunerado pelo trabalho que desempenha, e o faz com dedicação e muita responsabilidade.

A elegante senhorinha desceu sorridente e o cantor-motorista correspondeu da mesma forma. Os demais passageiros presenciaram a cena e elogiaram a sua postura e o seu profissionalismo.

É provável que com aquele estado de graça as viagens conduzidas por ele fiquem menos pesadas para todos os que adentram o “seu” veículo de transporte público. Nas minhas andanças de “busão” ainda não tinha me deparado com uma pessoa tão original desempenhando com alegria uma atividade que, para muitos, é terrível, cansativa e chata.

Sorte dos passageiros que utilizarem o ônibus desse artista profissional. As viagens com ele são, certamente, exemplares e revelam que é possível desempenhar com leveza essa função exaustiva, e cada vez mais demorada em decorrência dos constantes congestionamentos na cidade de São Paulo. Por aqui, fico. Até a próxima.

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

Chomsky: “Crescimento da extrema-direita é consequência do neoliberalismo”

Em seminário realizado em SP, filosófo estadunidense alerta: a...

Combate à desigualdade exige mudanças estruturais

Oxalá em 2012 haja maior participação popular nas mobilizações...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=