É Carnaval: mais branco do que preto, será?

por Sérgio Martins

Bom, estamos ás vésperas do carnaval. Daqui a pouco entraremos em “stand by”, até a quarta-feira de cinzas quando a Igreja Católica lança a Campanha da Fraternidade que, este ano, vem com o tema ” fraternidade e saúde pública”. A Fátima Oliveira vai adorar o lema, “Que a saúde se difunda sobre a terra”. Do lado secular, esquenta a agenda eleitoral das eleições municipais, desenhando o mapa da disputa presidencial em 2014. Aqui no Rio sempre falamos que o ano só começa depois do carnaval; também com este sol maravilhosos é difícil permanecer na rotina diária sem pensar em uma boa cerveja gelada e os pés à beira do mar. Mas a realidade para muitos é o asfalto quente e o sistema de trânsito caótico, para não falar do IPTU, IPVA e as listas de materiais escolares. Por alguns dias vamos esquecer isto tudo e mergulhar na fantasia da alegria permanente ao som da herança dos batuques africanos, que por enquanto, resistem às parafernálias eletrônicas dos trios elétricos.

Por aqui, há escola de samba procurando negros para desfilar nas agremiações. O que será que aconteceu com o carnaval de pretos e os pretos no carnaval. No jornal “O Globo” de domingo último, no concurso de musas da folia, havia a fotografia de 05 (cinco) belas mulheres brancas, todas aparentemente bem nascidas e felizes, nada contra é claro. Com raras exceções, a medida também se repete nos postos das madrinhas de bateria das escolas de samba.

Será que os pretos estão desistindo do carnaval ou a estrutura do carnaval os está expulsando da folia? Conheço vários negros que trocam a grande folia por um bom descanso na praia ou no camping regado de um bom churrasco e boas piadas ou até mesmo, por um “furdunço” em família. Já faz alguns anos que me largo em uma praiazinha chamada Ibicuí, ás margens da rodovia Rio-Santos, um local onde não temos vergonha das nossas gordurinhas, barrigas, estrias e das brancuras dos corpos, queimados, apenas nos braços e rostos expostos na labuta diária.

Por muito tempo, também acreditava na máxima de que carnaval e futebol eram ópios do povo. Depois comecei a conhecer algumas experiências de blocos-afros e locais, que durante todo o ano alimentavam o encontro de suas comunidades, animando mulheres, homens e jovens no orgulho de serem sambistas e na consciência da herança do povo negro. Quanto ao futebol, meus dois filhos, flamenguistas roxos conquistaram meu coração nas maravilhosas disputas que assistimos junto nos estádios do maracanã e no Engenhão.

Mas o cenário do pré-carnaval por hora paralisado, também promete voltar com força na quaresma. A crise do PT- paulista diante da política de aliança com os partidos do centro-direita, a greve justa dos policias militares com seus salários irrisórios diante do desafio de enfretamento da violência nos centros urbanos, a absurda comparação do maltrato de animais com os ritos dos cultos de origem africana, promovido pala Redtv, a crise da credibilidade do judiciário, bom vou parar por aqui e desejar um bom carnaval para os leitores do Portal Geledés, mas antes, me deixem partilhar o refrão do samba enredo da escola da minha cidade a Grande-Rio:

Derrubar o “gigante” eu vou

É lição de coragem e amor

Eu sou “guerreiro do bem” vou caminhar

A minha história vai te emocionar

+ sobre o tema

Padre Beto entrega a batina, mas preserva a honra

Por: Renato Rovai Roberto Francisco Daniel, 48, conhecido como...

As religiões afro conquistam a classe média

Paula Rocha Os cultos de matriz africana, como a umbanda...

Lideranças femininas negras se reúnem em encontro transnacional

Dezenas de mulheres negras de diversos países do mundo...

Violinista do AfroReggae tem leucemia, diz coordenador do grupo

Diego Frazão foi internado no dia 23. José Júnior...

para lembrar

Centro de candomblé é invadido por 8 homens: ‘alegaram ser da polícia’

Caso aconteceu em São Pedro da Aldeia, na Região...

O ódio à Marisa Letícia: É o Brasil antropofágico que pede passagem

Marisa Letícia, esposa do ex-presidente Lula, sofreu um acidente...

Michelle Obama serve bifes a soldados

A primeira-dama norte-americana apareceu hoje de surpresa na base...

Governo de SP revê de 3 mil para 50 mil público de ato pró-Dilma

PM paulista admite falha ao informar quantas pessoas participaram...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=