Promotoria pede cinco anos de prisão para Berlusconi em caso de corrupção

A promotoria de Milão pediu nesta quarta-feira (15) uma pena de cinco anos de prisão para o ex-chefe de governo italiano Silvio Berlusconi por corrupção de testemunhas no caso conhecido como Mills.

“Além de qualquer dúvida razoável, temos a certeza de que o acusado é culpado”, declarou o promotor Fabio Pasquale.

Neste caso, Berlusconi é acusado de pagar US$ 600 mil (R$ 1,03 milhão) a seu ex-advogado britânico David Mills para obter um falso testemunho a seu favor em vários processos nos anos 90.

Em outro caso envolvendo o polítco, no último dia 7 um juiz de Milão decidiu mandar de volta para a Justiça o ex-chefe de governo Silvio Berlusconi por seu papel na publicação pela imprensa de escutas telefônicas relacionadas a uma tentativa de compra do banco BNL pela seguradora Unipol, indicaram fontes judiciais.

Berlusconi será julgado por “violação do sigilo da instrução”, em razão da publicação no fim de 2005 pelo jornal de sua família, Il Giornale, de transcrições de conversas protegidas pelo sigilo da instrução.

Elas mostravam uma forte conivência entre um alto dirigente de esquerda e o dono da seguradora Unipol em sua tentativa de assumir o controle do banco BNL.

A revelação dessas conversas havia desencadeado uma tempestade de reações negativas no momento em que a esquerda tinha um amplo favoritismo para as legislativas da primavera de 2006.

O processo terá início no dia 15 de março, segundo fontes judiciais.

Este será o quarto processo em Milão contra o ex-primeiro-ministro italiano, após os processos Mills por corrupção de testemunha, Mediaset por fraude fiscal e Rubygate por prostituição de uma menor e abuso de poder.

Este caso ocorre em decorrência do processo contra o ex-governador do Banco da Itália, Antonio Fazio, como parte de escândalos bancários que sacudiram a Itália em 2005.

 

Fonte:R7

+ sobre o tema

Mais de 6 mil crianças são resgatadas do trabalho infantil em 2 anos

Entre 2023 e abril de 2025, 6.372 crianças e...

Crescimento de umbanda e candomblé reflete combate à intolerância

O número de adeptos de religiões afro-brasileiras, como umbanda...

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

A próxima terça-feira (dia 10) será mais um dia...

Transição energética não pode repetir injustiças históricas

Cá entre nós, no Brasil, o modelo de desenvolvimento...

para lembrar

Texto exemplar da Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral

"Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens? no...

As 10 mentiras mais contadas sobre os indígenas

As afirmações listadas abaixo foram extraídas da vida real....

Frequência afetiva, qual é a sua?

Dias desses mandei um inbox parabenizando uma amiga querida...

Política: O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador?

Nas eleições presidenciais e estaduais de 2014, o Brasil...

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos de idade tiveram filhos no Brasil em 2023, e apenas 154 tiveram acesso ao aborto...

5 fatos que marcaram a atuação política de Pepe Mujica na presidência do Uruguai 

Pepe Mujica viveu até os 89 anos de idade e marcou a política latino-americana com suas ações em prol de causas populares e em...

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações irão receber uma notificação do Instituto Nacional do...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.