É preciso reformar o pensamento sobre racismo

A crise econômica acende um alerta para o racismo, porque esta mazela tão enraizada em nosso País não é uma questão cultural, mas sim uma relação social na qual, historicamente, os negros trabalham para perpetuar a desigualdade, um pilar do funcionamento do capitalismo. Também é um elemento estruturador do sistema, que tem como objetivo o lucro e, por consequência, concentração de riqueza e a desigualdade como condições para o funcionamento das instituições do poder.

Por Leonardo Lucena Do Brasil247

Foto: Reprodução/Brasil247

Outra gravidade é o atrofiamento da consciência dos negros. Como a maioria da população pobre no País é negra, as pessoas deste segmento racial se veem rodeadas de gente com a mesma cor da pele, e não sentem o racismo que sofreriam em lugares ocupados por maioria branca. A segregação social também “dopa”, amortece o senso crítico dos negros.

O jurista e filósofo Silvio Luiz de Almeida levantou uma questão importante durante a conferência Estado, Direito e Análise Materialista do Racismo, em Florianópolis (SC), no ano passado (o autor deste texto assistiu ao discurso via Youtube). Ao citar Etienne Ballibar, o estudioso diz não existir racismo sem a “mão” do Estado, o que é perceptível nas abordagens policiais. E vale ressaltar, por exemplo, que, além de a negritude sofrer bem mais os impactos da violência, seja de civis ou de militares, a maneira como o sistema funciona põe negros contra negros, que veem as localidades onde moram como a “culpa” das mazelas sociais, e não como um elemento estruturador da disparidade social.

Outra observação importante sobre o racismo é que, em várias ocasiões, o homem não se “protege” apenas com a segurança pública, mas também com o preconceito. Ao encontrar um negro pobre na rua, o branco tenta mudar de caminho por medo de sofrer violência (roubo, assalto, latrocínio). Lamentavelmente, dependendo da ocasião, o preconceito substitui o governo na proteção ao indivíduo e as classes sociais são alimentadas pelas mais variadas ilusões de conceitos como liberdade e igualdade, muito ligados ao consumo na contemporaneidade. Seguem apenas sob os olhares do governo, condutor da desigualdade junto com o mercado.

Citando outro estudioso, Immanuel Wallerstein, o filósofo chama a atenção para o fato de que a meritocracia é um discurso para destruir a consciência dos negros. Ameniza a responsabilidade do governo em prover a população de direito humanos básicos. A elite conservadora enxerga a defesa de políticas públicas voltadas para segmentos específicos como pensamento de preguiçoso. Mas o preguiçoso, mesmo usufruindo dos direitos sociais básicos, terá pouca expectativa de vida profissional, teoricamente. E se o político for preguiçoso? Nada acontece. O projeto de poder prevalece sobre o de Estado e a política institucional, feita de cima para baixo (autofinanciamento de campanha, corte de raça nas instituições, e etc.), ainda é um entrave para a participação popular.

“Seleção das espécies”

Por muito tempo o conceito de “raça” foi usado como justificativa para o “darwinismo social”, uma “seleção” natural dos homens com melhor adaptação às mudanças na sociedade e à relação homem-natureza. Os negros estariam em posição de subalternidade na comparação com os brancos porque não conseguiram se adaptar ao ambiente social. Inclusive, o documentário “Origens da Escravidão”, da BBC, mostra que no século XX cérebros de africanos eram levados à Europa para pesquisa com a finalidade de se provar a existência de cérebros “inferiores”, supostamente menos evoluídos do que os dos europeus.

No século XIX, o antropólogo Francis Galton (1822-1911) criou uma teoria chamada Eugenia, que seria a genética aplicada à seletividade de homens e mulheres. O objetivo era aumentar a reprodução nas classes alta e média, diminuir nas camadas pobres, e fazer prevalecer a falsa ideia de “superioridade” de raça – que, no Brasil, não acabaria com a Lei Áurea em 1888, claro.

No período colonial (1500-1822), os negros não eram apenas uma mão de obra, mas também uma mercadoria – e muito lucrativa. Na Era Imperial (1822-1889) foi aprovada a Lei de Terras, em 1853, que determinava a posse da terra apenas por meio de compra, prejudicando ainda mais os negros e privando eles de qualquer expectativa de vida. A Lei Áurea teve seu efeito positivo, porque a formalização de uma lei antiescravidão é fundamental para que este malogro do capitalismo tenha a devida atenção do governo e do povo para não ocorrer. Mas, infelizmente, o sistema tenta deixar intacta a correlação de forças entre brancos e negros, o que é nítido no “corte” racial dentro das instituições políticas e empresariais. A segregação é o “interior” da sociedade, o que é deplorável e muito visível, por exemplo, em lugares ocupados majoritariamente por brancos, como shoppings, restaurantes caros, escolas particulares, e etc., e outros por negros, como favelas e presídios.

Pós-1888, a negritude estaria “livre” para ser absorvida pelas novas exigências do mercado, com a exploração e o descumprimento de direitos trabalhistas fazendo parte dos mais diversos tipos de trabalho.

Seja no Brasil ou fora do país os negros até conseguem a liberdade “oficial”, mas não a liberdade prática, naturalmente. A revolução dos escravos, no Haiti (1791-1804), por exemplo, é simbólica na luta contra a escravidão, porque teve como desfecho uma constituição proibindo o escravismo, em 1805, o que poderia fazer enorme diferença na estrutura socioeconômica do seu povo. Mas o País teve de pagar indenizações aos franceses, medida que ajudaria muito a destruir o sonho de uma nação mais próspera e justa.

Habitua-se a ver o racismo como um problema cultural e não como uma relação social. Como consequência, para muitos a meritocracia é a alternativa somada à Constituição Federal, porque bastou limitar o poder do governo por lei, não o deixando ser tirânico, que já se efetiva o “contrato social” entre o povo e as instituições do poder, uma verdadeira ilusão, claro. Vários cidadãos ainda veem no “todos são iguais perante a lei” a válvula de escape para a defensa da “seleção natural da espécie” na sociedade. Mérito próprio, darwinismo social e legislação não podem ser a fórmula para a prosperidade, no sentido mais amplo da palavra. A lei é necessária, mas é apenas parte de avanços em uma “democracia”, ainda com suas muitas imperfeições.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Morte de nigeriano agredido na rua na Itália causa revolta e chega a debate eleitoral

O assassinato de um vendedor ambulante nigeriano na última...

Grupo francês divulga medidor de violações aos Direitos Humanos no Brasil

O coletivo Coalizão Solidariedade Brasil, sediado na França, divulgou neste...

Seu Jorge é hostilizado e sofre ataques racistas em show em Porto Alegre

O cantor Seu Jorge foi hostilizado e sofreu ataques racistas da...

Professora chamada de ‘macaca’ em escola de SP critica descaso

A professora Ana Koteban, 41, que trabalha na rede...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=