Ecoa estreia nesta terça-feira (5) o blog da jornalista e escritora Bianca Santana. Semanalmente, a autora irá falar sobre negritude, com foco especial em mulheres negras e atenção aos fatos do noticiário e do debate público.
“Estou meio desesperançosa com tudo o que estamos vivendo, mas sei que tenho muito a falar. A escrita de muita gente já me ajudou, e a minha também pode ajudar outras pessoas”, disse ela.
Bianca tem 35 anos e nasceu em São Paulo. É autora de “Quando me descobri negra” (Sesi Editora, 2015) e organizou coletâneas sobre gênero e raça. Foi convidada da Feira do Livro de Frankfurt em 2018 e da Feira do Livro de Buenos Aires em 2019, quando também foi curadora do Festival Literário de Iguape. Pela UNEafro Brasil, tem contribuído com a articulação da Coalizão Negra por Direitos.
A jornalista também foi professora da Faculdade Cásper Líbero e da pós-graduação em jornalismo multimídia na Faap. Atualmente, está escrevendo uma biografia sobre a filósofa, escritora e ativista Sueli Carneiro. No doutorado em ciência da informação, na Universidade de São Paulo, Bianca pesquisou a escrita e a memória de mulheres negras.
Graduada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em ciências sociais pela Universidade de São Paulo, Bianca Santana é mestra em educação também pela USP, com pesquisa sobre usos pedagógicos de tecnologias de informação e comunicação.