Ecoa estreia blog da jornalista e escritora Bianca Santana

Enviado por / Fonte Ecoa

Ecoa estreia nesta terça-feira (5) o blog da jornalista e escritora Bianca Santana. Semanalmente, a autora irá falar sobre negritude, com foco especial em mulheres negras e atenção aos fatos do noticiário e do debate público.

“Estou meio desesperançosa com tudo o que estamos vivendo, mas sei que tenho muito a falar. A escrita de muita gente já me ajudou, e a minha também pode ajudar outras pessoas”, disse ela.

Bianca tem 35 anos e nasceu em São Paulo. É autora de “Quando me descobri negra” (Sesi Editora, 2015) e organizou coletâneas sobre gênero e raça. Foi convidada da Feira do Livro de Frankfurt em 2018 e da Feira do Livro de Buenos Aires em 2019, quando também foi curadora do Festival Literário de Iguape. Pela UNEafro Brasil, tem contribuído com a articulação da Coalizão Negra por Direitos.

A jornalista também foi professora da Faculdade Cásper Líbero e da pós-graduação em jornalismo multimídia na Faap. Atualmente, está escrevendo uma biografia sobre a filósofa, escritora e ativista Sueli Carneiro. No doutorado em ciência da informação, na Universidade de São Paulo, Bianca pesquisou a escrita e a memória de mulheres negras.

Graduada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em ciências sociais pela Universidade de São Paulo, Bianca Santana é mestra em educação também pela USP, com pesquisa sobre usos pedagógicos de tecnologias de informação e comunicação.

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Racismo, colonialismo e falta de ar

“Quando eu ouço o que George Floyd morreu dizendo,...

A mulher do fim do mundo

Santana, BiancaContinuo preta: a vida de Sueli CarneiroCompanhia das...

UOL anuncia 24 novos colunistas

O UOL anunciou a contratação de 24 novos colunistas....
spot_imgspot_img

Bianca Santana: ‘Mulher negra no STF não é só representatividade, é mudar a Justiça no Brasil’

A ministra Rosa Weber se aposentou de suas funções no Supremo Tribunal Federal (STF) na última semana, passando a presidência da Corte para o...

‘Trabalho de domésticas é resquício da escravidão’, diz Bianca Santana

Bianca Santana é uma das principais pensadoras do racismo brasileiro na atualidade. Dona de uma inteligência acurada, ela notabilizou-se por falar desta chaga social...

A angústia da mulher preta tem origem no meu privilégio de mulher branca

"Posso te fazer um pedido?" Sim, Bianca Santana, você pode me fazer quantos pedidos quiser. Pode pedir, ao final de seu "Quando me descobri negra",...
-+=