Edson Cardoso lança ‘gravatá da fonte’ na Casa de Angola na Bahia

Lançamento de livro de poemas será no dia 29 de julho, na Casa de Angola, centro cultural instalado no Solar do Gravatá, ambiente urbano que inspira boa parte das poesias de ‘gravatá da fonte’

Por Edson Cardos Enviado para o Portal Geledés

A hora é mesmo da poesia, né não?

O país se apequena mais ainda

e somos gentilmente convidados

a devorar os restos

e nos abstermos de toda iniciativa.

Aos sessenta e seis posso dizer que os poemas

nunca chegam tarde de mais.

Edson Lopes Cardoso

Sexta-feira, dia 29 de julho, a partir das 19h, acontece o lançamento do livro de poemas “gravatá da fonte”, de Edson Lopes Cardoso. Seis meses após o lançamento de “Negro não – a opinião do jornal Ìrohìn” (Brasília: Editora Brado Negro, 2015), o conhecido ativista de movimento negro comemora quarenta anos de publicação do folheto “Areal das Sevícias”, seu trabalho de estreia na poesia, ainda estudante de Letras.

Em “gravatá da fonte”, o poeta percorre a infância no Recôncavo baiano, revisita dores e perplexidades de uma juventude enlutada e desarvorada, que encontra abrigo no engajamento político e na afirmação da identidade.

Embora sua poesia traga registro preciso de fatos e acontecimentos, evocações de afetos e lugares, vários poemas rompem com os encadeamentos lógicos e recuperam uma atmosfera de sonho, de mistura surreal de paisagens e personagens, vivos e mortos. A obra é prefaciada e introduzida por nomes como Fernanda Felisberto e Éle Semog, que expõem chaves para sua leitura.

Radicado há 36 anos na capital federal – palco de poemas impiedosos com o cotidiano da “Corte”, como 14: detesto este ônibus –, a cidade em torno da qual a imaginação do poeta gravita é, no entanto, Salvador. Muitos poemas de “gravatá da fonte” circulam pelo centro antigo, entre “velhas, doidos e meninos”, símbolos da permanência e do retorno na poesia de Edson Cardoso.

Casa de Angola

Não por acaso, o lançamento acontece na Casa de Angola na Bahia, centro cultural sediado no antigo Solar do Gravatá, uma construção da primeira metade do século XVIII, tombada pelo IPHAN em 1974 e localizada no Centro Histórico de Salvador (Baixa dos Sapateiros). O sítio urbano onde está situado o Solar foi também palco de boa parte das vivências que inspiram ‘gravatá da fonte’.

SERVIÇO

O QUE: Lançamento do livro de poemas ‘gravatá da fonte’

ONDE: Casa de Angola na Bahia – Praça dos Veteranos, Nazaré, Salvador, Bahia, Brasil (em frente ao Corpo de Bombeiros na Baixa dos Sapateiros)

QUANDO: 29 de julho de 2016, às 19h

+ sobre o tema

Panos africanos, tradição reinventada

São actualmente uma peça comum para a grande maioria...

Rap ganha popularidade entre índios ao denunciar violência

  Dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) obtidos...

para lembrar

Como transformar Carolina Maria de Jesus em quadrinhos

Entrevista com os autores conta a história do projeto...

A primeira mulher negra a escrever um romance no Brasil

No âmbito das comemorações do Mês da Consciência Negra,...

Série de fotos impressionante retrata o balé empoderando crianças no Quênia

Contra a brutalidade da realidade, a leveza e graça...

Serena Williams ganha e fica a três vitórias de voltar ao n.º1

A tenista norte-americana Serena Williams qualificou-se esta segunda-feira para...
spot_imgspot_img

Para adiar o fim do mundo

Uma (ou várias histórias), um novo velho amor, um antigo eu. Um bolo de chocolate brasileiro comido em Luanda porque é impressionante como nenhum bolo...

Ainda tenho esperança

Gostaria de expressar meus sentimentos a todos que como eu, não desistiram de lutar.Os sentimentos que estou expressando, são sentimentos de orgulho e admiração!De...

Com ‘Oitentáculos’, Nei Lopes se consagra o griô da poesia brasileira

"Oitentáculos" é o terceiro livro de poesias de Nei Lopes. Poderíamos dizer que é o livro comemorativo da passagem dos seus 80 anos, festejados em...
-+=