O prefeito do Rio Eduardo Paes (PMDB-RJ) e o atual candidato à prefeitura da cidade, o deputado Pedro Paulo (PMDB-RJ) serão notificados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) após a divulgação e circulação de um vídeo onde o prefeito aparece zombando de uma mulher que acabara de receber um apartamento da prefeitura.
Nas imagens, Paes sugere que a mulher, identificada apenas como Rita, ‘trepe muito’ no imóvel. “Vai trepar muito nesse quartinho”, diz Paes à mulher, enquanto entra no apartamento. Depois, ele ainda pergunta se ela é casada, e dispara: “Vai trazer muito namorado para cá. […] Rita, faz muito sexo aqui”. Candidato à prefeitura da cidade, o deputado Pedro Paulo também aparece no registro.
De acordo com o jornal O Globo o objetivo da notificação é que o local e a data em que as imagens foram feitas sejam esclarecidos. Os dois têm 48 horas, a partir da notificação, para responder aos questionamentos do TRE.
A grande questão não é, segundo o jornal fluminense, o comportamento dos políticos, mas sim o fato de que desde o dia 2 de junho as inaugurações públicas estão proibidas.
“Se a entrega do imóvel exibida no vídeo aconteceu a partir dessa data, Pedro Paulo, que aparece nas imagens, pode ter o registro da candidatura cassado e ficar inelegível por oito anos. Já Paes, além de ficar inelegível pelo mesmo período, pode pagar multa e responder por improbidade administrativa, por uso da máquina pública”, explica O Globo.
No final de semana, após a divulgação do vídeo, a assessoria de Paes disse ao Jornal do Brasil não saber precisar a data exata do vídeo, e que o prefeito estava “apenas brincando”.
Procurados pelo O Globo, nem Paes nem Pedro Paulo quiseram se pronunciar.
Leia Também:
‘Vai trepar muito nesse quartinho’, diz Paes ao entregar apartamento