Eisner Awards 2016: Mulheres quebram recordes de indicações no prêmio de quadrinhos

Nesta terça-feira (19), foram anunciados os indicados ao Eisner Award, o prêmio mais importante dos quadrinhos. E, neste ano, o número de mulheres indicadas é recordista: são 49 artistas reconhecidas, somando um total de 61 indicações. Elas estão em 27 das 30 categorias. O recorde, até então, era de 44 indicações – mas ele acaba de ser superado.

Por Caio Delcolli Do BrasilPost 

As mulheres são maioria em sete categorias: melhor nova série, publicação para leitores jovens, publicação para crianças, adaptação de outra mídia, álbum gráfico – reedição, colorista e trabalho acadêmico.

Colleen Coover e Joëlle Jones são as artistas com mais indicações. Cada uma recebeu três. A primeira, por Bandette; a segunda, por Lady Killer e Brides of Helheim.

Com duas indicações cada, aparecem quatro competidoras: Erica Henderson (The Unbeatable Squirrel Girl e Jughead), Lucy Knisley (Displacement: A Travelogue),Marjorie Liu (Monstress) e Sydney Padua (The Thrilling Adventures of Lovelacee Babbage).

Bandette_issue_1.indd

Bandette #1, de Paul Tobin e Colleen Coover, publicado pela MonkeyBrain Comics

Outro destaque nas indicações deste ano é a presença mais encolhida das editoras Marvel e DC Comics, que frequentemente aparecem competindo acirradamente, com grande número de indicações. Mas desta vez, as editoras com mais indicações são a Fantagraphics, com 17, e Image, com 14.

A votação acontece no site eisnervote.com. As vencedoras e vencedores receberão os prêmios em cerimônia marcada para 22 de julho, na San Diego Comic-Con International.

Veja a lista completa de indicados no Omelete.

O grande número de mulheres indicadas ao Eisner Awards deste ano é um alívio. Em janeiro, o icônico festival francês de quadrinhos Angoulême passou vexame por não apresentar uma mulher sequer em sua lista de 30 indicações ao principal prêmio do evento.

O júri do Eisner acertou.

+ sobre o tema

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...

para lembrar

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...
spot_imgspot_img

Epsy Campbell compartilha decálogo de poder e compaixão com líderes negras latino-americanas

Entre a comunidade negra latino-americana (especialmente a feminina), Epsy Campbell é um marco histórico: foi a primeira mulher afrodescendente a chegar a uma Vice-Presidência...

Feminicídio: DF supera quantidade de casos do mesmo período de 2024

O Mapa de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (11/6) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, revela que houve uma redução de 25,81% nos casos...

Justiça do Rio condena médico que estuprou mulheres na sala de parto

A Justiça do Rio condenou o médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra a 30 anos de prisão, em regime fechado, por estupro de vulnerável contra...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.