Eleita da cidade maravilhosa: carioca da Rocinha é a nova rainha do RIO450

Rafaella Lemes é a musa oficial das comemorações do aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, que acontece em março de 2015.

Por Karyn Mota Do Ego

Representando o bairro da Rocinha, a modelo Rafaella Lemes, de 22 anos, venceu na noite deste sábado, 17, o concurso Rainha Rio450, que aconteceu no Centro Cultural João Nogueira, no Méier, na Zona Norte do Rio. As candidatas do Complexo do Alemão, Beatriz Madalena, e do Méier, Adriana Vilarde, ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente. Em entrevista à imprensa, Rafaella se mostrou emocionada com a vitória. “Durante a preparação para esse concurso, aprendi tanta coisa que eu já tinha ouvido, mas que não fazia sentido na minha cabeça. É um sonho pegar esse legado de rainha, representando o Rio, representando a Rocinha, onde eu nasci e sempre morei.”

dsc1897Candidata da Rocinha é coroada como Rainha Rio450 (Foto: Roberto Teixeira / EGO)

Além do porte e da desenvoltura, Rafaella chamou atenção dos jurados pelo sorriso. “Uma coisa que meu pai sempre diz: o sorriso é o nosso cartão postal. E eu faço isso todos os dias da minha vida. Sorrindo sempre. Para gente sempre agradar o próximo, e nunca fazer o mal.”

“Eu já trabalho como modelo há 8 anos, e isso vem em função da minha mãe porque ela também já foi modelo na minha idade. Eu surgi com essa mistura de raças, e de origens. Meu pai é mineiro e minha mãe é gaúcha, e quando assistia na TV os desfiles despertou em mim a paixão pela moda desde menina. Mas nunca imaginei que fosse alcançar um cargo de rainha.”

Rafaella deu dicas para aquelas que tôm o sonho de ser modelo: “Ser humilde, simpática, sempre ajudar o próximo porque a gente nunca sabe o dia de amanhã, e amar os que estão ao nosso redor. Eu só penso no amor!”

Para ela, o segredo do carioca é a educação. “A carioquice para mim, nada mais é do que educação. Aprendi que a educação é tão importante e tão simbólica na vida do ser humano que, às vezes, uma palavrinha, um gesto, faz muito mal, sabe? E eu já senti isso. E aprendi com o Rio450 que a gente deve ser educado e simpático com as pessoas.

Quando perguntada se a Solange Medina, rainha anterior, era um inspiração, a modelo respondeu: “A única pessoa que me inspirava mesmo era a minha mãe. E vai ser sempre ela! Sinto muito à Solange! Ela é linda, e teve o momento dela e foi ela que me passou a coroa.”

A 2ª edição do evento, que foi realizado pela primeira vez em 1965 em comemoração aos 400 anos da cidade maravilhosa, vai proporcionar à carioca mais bela um reinado de 50 anos. A competição escolheu a candidata que apresentasse toda a beleza e simpatia típicas da carioca. Eleita, Rafaella irá participar de todos os eventos oficiais referentes ao aniversário do Rio, e ainda ganhará um carro zero km.

dsc1914Carol Francischini, jurada do concurso, e Rafaella Lemes, Rainha Rio 450 (Foto: Roberto Teixeira / EGO)

Cada uma das 33 regiões administrativas da cidade contou com uma representante, e no corpo de jurados estavam o presidente do Comitê Rio450, Marcelo Calero; a bailarina Ana Botafogo; a diretora do Copacabana Palace, Andrea Natal; a modelo Carol Francischini; a jornalista Marcia Disitzer; o fotógrafo Marcelo Faustini; a atriz e promoter Nêga; o cabeleireiro Neandro Ferreira; o diretor da Agência 40 graus, Sérgio Mattos; e o autor do blog “SouldoRiodeJaneiro”, William Vorhnees.

Para embalar o concurso, parcerias inéditas animaram a torcida com músicas que deixavam evidente a singularidade do povo carioca. Se apresentaram nos palcos do Imperator Simoninha e Toni Garrido; Sandra de Sá e Serjão Loroza; Luiza Possi e Zé Ricardo e Monique Kessous e Serjão Loroza. A abertura do evento ficou por conta de um grande espetáculo de balé conduzido por Carlinhos de Jesus.

dsc1787Candidata da Rocinha é coroada como Rainha Rio450 (Foto: Roberto Teixeira / EGO)

dsc1782Candidata da Rocinha é coroada como Rainha Rio450 (Foto: Roberto Teixeira / EGO)

dsc1777Candidata da Rocinha é coroada como Rainha Rio450 (Foto: Roberto Teixeira / EGO)

1o_lugar_-_rocinhaCandidata da Rocinha é eleita a rainha dos 450 anos do Rio (Foto: Roberto Teixeira / EGO)

2o_lugar_-_complexo_do_alemaoCandidata do Complexo do Alemão ficou em 2º lugar no concurso (Foto: Roberto Teixeira / EGO)

3o_lugar_-_meierCandidata do Méier ficou em 3º lugar no concurso (Foto: Roberto Teixeira / EGO)

+ sobre o tema

Brasileiras em perigo: 107 casos de feminicídio em 20 dias de 2019

O ano não começou bem para as brasileiras. Segundo...

Os 10 piores estados do Brasil para ser negro, gay ou mulher

Os 10 piores estados do Brasil para ser negro,...

Gentili e Band são condenados a pagar R$ 200 mil a doadora de leite

Danilo Gentili, Marcelo Mansfield e a Bandeirantes foram condenados...

Orlando/USA é aqui (todos os dias)

Por Eloá Kátia Coelho Enviado para o Portal Geledés Nasceram do mesmo útero...

para lembrar

‘O racismo deixa marcas na alma’

Belo-horizontina e médica, Júlia Rocha tem sido alvo de xingamentos...

ONG contabiliza 257 mortes violentas de LGBTQIA+ em 2023

Em todo o ano passado, 257 pessoas LGBTQIA+ tiveram...

Lupita Nyong’o estrelará adaptação do livro de memórias do comediante Trevor Noah

A atriz Lupita Nyong’o, famosa por participar de grandes...
spot_imgspot_img

Aborto legal: ‘80% dos estupros são contra meninas que muitas vezes nem sabem o que é gravidez’, diz obstetra

Em 2020, o ginecologista Olímpio Moraes, diretor médico da Universidade de Pernambuco, chegou ao hospital sob gritos de “assassino” porque ia interromper a gestação...

O que está em jogo com projeto que torna homicídio aborto após 22 semanas de gestação

Um projeto de lei assinado por 32 deputados pretende equiparar qualquer aborto realizado no Brasil após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio. A regra valeria inclusive para os...

Moraes libera denúncia do caso Marielle para julgamento no STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou nesta terça-feira (11) para julgamento a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra...
-+=