Eleita deputada em Portugal, primeira negra de origem africana participa de palestras em Salvador

Joacine Katar participou do Fórum Marielles, e estará em uma roda de conversa na Uneb sobre Mulheres nos Espaços do Poder Institucional, na quinta (17)

No Bahia.ba

Joacine Katar Moreira (Foto: Miguel Silva)

A primeira mulher negra de origem africana, Joacine Katar, participa de palestras na capital baiana. Joacine foi recém-eleita no parlamento português, em Portugal, no último domingo (6), com mais de 50 mil votos.

Joacine participou na tarde desta terça-feira (15) do Fórum Marielles e estará presente em uma roda de conversa da Uneb de Salvador, no Cabula, às 17h, na próxima quinta-feira (17). A atividade terá como tema Mulheres nos Espaços do Poder Institucional e será realizada em frente à biblioteca do campus.

A roda de conversa também terá a participação de Vilma Reis, ex-ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia; Georgina Gonçalves, Reitora eleita e não nomeada pela UFRB; Marta Rodrigues, vereadora (PT) na capital baiana; Rosane Vieira, diretora da Uneb do Campus de Coité, Nilza Martins, profª da Uneb de Barreiras, ex-vereadora e ex-vice-prefeita; Paulette Furação, ex-coordenadora a pasta LGBT da Secretaria de Justiça do Estado; Cris Barros, presidenta do PSOL em Salvador; e Creuza Oliveira, Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Salvador. A mediação será da coordenadora geral da Aduneb, Ronalda Barreto.

A roda de conversa integra a programação do Candaces – III Ciclo Internacional Mulheres Negras e Produção de Epistemologia das “Amefricanas”. O objetivo é debater sobre as novas formas de conhecimento, produzidas por mulheres negras a partir das suas experiências históricas na Diáspora Africana.

Joacine Katar Moreira é ativista do movimento negro, tem 37 anos e nasceu na cidade de Guiné-Bissau. Ela é graduada em História Moderna e Contemporânea, fez mestrado em Estudos do Desenvolvimento e doutorado em Estudos Africanos pelo Instituto Universitário de Lisboa. Entre sua atuação militante ganhou destaque por defender pautas contra o racismo, o machismo, a justiça social e questões relacionadas ao meio ambiente.

Leia também

Joacine, Cristas, Catarina Martins. Três mulheres… ou cinco, ou 89

“Não se pode defender apenas algumas igualdades”, pedem as feministas negras

+ sobre o tema

Mulher, negra e lésbica: Conheça MC Luana Hansen e seu rap feminista

Desde sempre, a cultura do hip hop tem um...

Ava DuVernay será 1ª negra a dirigir filme de US$ 100 milhões

Ava DuVernay fará história com seu novo projeto, Uma Dobra...

Hoje na História, 10 de Julho de 1994, a 20 anos, Lélia Gonzalez entrava no Orun

Ana Maria Felippe* Texto postado no Portal Geledés em 14.09.11 A guerreira...

para lembrar

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva: confira a entrevista Do Youtube

Masculino/Feminino: as fronteiras de gênero se misturam

Cada vez mais presentes no debate público no mundo...

22 fotos incríveis de garotas negras que sempre foram poderosas

Elas simplesmente arrasam. Por Sylvia Obell, do BuzzFeed 1. Diahann Carroll em 1955   Hulton...

Ministra Luiza Bairros é chamada de ‘Mulher Luiza Negra Bairros’

Há 32 anos morando em Salvador, a gaúcha Luiza...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade se torna a primeira mulher brasileira a ganhar o Laureus

Maior medalhista olímpica do Brasil, a ginasta Rebeca Andrade, 25, tornou-se a primeira mulher do país a vencer o prêmio Laureus, considerado o Oscar do...

Prêmio Faz Diferença 2024: os finalistas na categoria Diversidade

Liderança feminina, Ana Fontes é a Chair do W20 Brasil, grupo oficial de engajamento do G20 em favor das mulheres. Desde 2017, quando a Austrália sediou...

Dona Ivone Lara, senhora da canção, é celebrada na passagem dos seus 104 anos

No próximo dia 13 comemora-se o Dia Nacional da Mulher Sambista, data consagrada ao nascimento da assistente social, cantora e compositora Yvonne Lara da Costa, nome...
-+=