Eleita deputada em Portugal, primeira negra de origem africana participa de palestras em Salvador

Joacine Katar participou do Fórum Marielles, e estará em uma roda de conversa na Uneb sobre Mulheres nos Espaços do Poder Institucional, na quinta (17)

No Bahia.ba

Joacine Katar Moreira (Foto: Miguel Silva)

A primeira mulher negra de origem africana, Joacine Katar, participa de palestras na capital baiana. Joacine foi recém-eleita no parlamento português, em Portugal, no último domingo (6), com mais de 50 mil votos.

Joacine participou na tarde desta terça-feira (15) do Fórum Marielles e estará presente em uma roda de conversa da Uneb de Salvador, no Cabula, às 17h, na próxima quinta-feira (17). A atividade terá como tema Mulheres nos Espaços do Poder Institucional e será realizada em frente à biblioteca do campus.

A roda de conversa também terá a participação de Vilma Reis, ex-ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia; Georgina Gonçalves, Reitora eleita e não nomeada pela UFRB; Marta Rodrigues, vereadora (PT) na capital baiana; Rosane Vieira, diretora da Uneb do Campus de Coité, Nilza Martins, profª da Uneb de Barreiras, ex-vereadora e ex-vice-prefeita; Paulette Furação, ex-coordenadora a pasta LGBT da Secretaria de Justiça do Estado; Cris Barros, presidenta do PSOL em Salvador; e Creuza Oliveira, Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Salvador. A mediação será da coordenadora geral da Aduneb, Ronalda Barreto.

A roda de conversa integra a programação do Candaces – III Ciclo Internacional Mulheres Negras e Produção de Epistemologia das “Amefricanas”. O objetivo é debater sobre as novas formas de conhecimento, produzidas por mulheres negras a partir das suas experiências históricas na Diáspora Africana.

Joacine Katar Moreira é ativista do movimento negro, tem 37 anos e nasceu na cidade de Guiné-Bissau. Ela é graduada em História Moderna e Contemporânea, fez mestrado em Estudos do Desenvolvimento e doutorado em Estudos Africanos pelo Instituto Universitário de Lisboa. Entre sua atuação militante ganhou destaque por defender pautas contra o racismo, o machismo, a justiça social e questões relacionadas ao meio ambiente.

Leia também

Joacine, Cristas, Catarina Martins. Três mulheres… ou cinco, ou 89

“Não se pode defender apenas algumas igualdades”, pedem as feministas negras

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Dona Zica Assis responde ao artigo: “Respeite nosso cabelo crespo”

Carta de Zica Assis - Beleza Natural   Oi Ana Carolina, Meu...

Menos de 3% entre docentes da pós-graduação, doutoras negras desafiam racismo na academia

A Gênero e Número ouviu mulheres negras presentes no...

Rita Bosaho é a primeira mulher negra eleita deputada em Espanha

O resultado das recentes eleições é histórico também porque...

Rosana Paulino: ‘Arte negra não é moda, não é onda. É o Brasil’

Com exposição em cartaz no Museu de Arte do...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=