domingo, agosto 7, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-brasileiros e suas lutasEm comemoração ao Dia da Consciência Negra, lideranças buscam apoio para elaboração...

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, lideranças buscam apoio para elaboração de roteiros turísticos que tenham cultura negra como atrativo

No próximo dia 18 vai acontecer em Palmas uma programação em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Um dos objetivos é discutir o Programa de Desenvolvimento do Turismo Étnico Afro Brasileiro no Estado, a elaboração de um trabalho em parceria com o governo, Sebrae e Senac para o apoio técnico na elaboração de roteiros turísticos tendo a cultura negra como atrativo.

O movimento negro do Tocantins começa no próximo dia 18 uma ampla programação em comemoração ao Dia da Consciência Negra, principalmente em Palmas.

Está acontecendo a organização de uma série de eventos com o objetivo de se discutir o Programa de Desenvolvimento do Turismo Étnico Afro Brasileiro no Estado, a elaboração de um trabalho em parceria com o governo, Sebrae e Senac para o apoio técnico na elaboração de roteiros turísticos tendo a cultura negra como atrativo, qualificação e capacitação para cabeleireiros e artesãs capilares (quilombolas) no segmento de beleza e estética afro através da realização de congressos, cursos e workshops especializados, além da criação da Plataforma Política Afro Brasileira visando a definir os parâmetros que a comunidade negra estará pleiteando aos candidatos a prefeito nas eleições de 2012.

A questão da inclusão do município de Palmas no Circuito Internacional do Afro Negócio, foi muito bem recebida em vários países de língua portuguesa do Continente Africano. A notícia que foi divulgada em veículos de comunicação da Angola, serviu para estimular ainda a mais a vinda de angolanos para Tocantins em busca de oportunidades educacionais e técnicas.

Apoio

No que se refere as eleições de 2012 a Associação Nacional do Turismo Afro Brasileiro – ANTAB que esta a frente dos trabalhos em Palmas, está buscando apoios da lideranças comunitárias e de representantes de outros estados para desenvolver ações de mobilização buscando a maior integração e participação da população negra sobre a discussão das eleições em 2012.

“Precisamos estar prontos para iniciarmos este debate, somos a maioria em todo o país e o voto do povo negro é muito valioso. Temos nossas demandas e precisamos estar organizados para mostrar força na hora do diálogo com os candidatos a prefeito e vereadores ” cita Francisco Henrique Silvino, presidente da Antab e da empresa Etnic Hair Beauty.

Cadastramento

Como parte da programação do Dia da Consciência Negra será feita a oficialização de Palmas e do Estado como os primeiros no país a receberem o cadastramento dos profissionais de beleza após a inclusão da categoria de cabeleireiros afros na Classificação Brasileira de Ocupação do Ministério do Trabalho e Emprego.

A partir de 2012 Palmas terá dois cursos especializados para o segmento de cabelos afros em que os profissionais (cabeleireiros) que concluírem o curso farão parte do Programa Beleza Étnica Brasil 2014 recebendo oportunidades para prestar serviços para turistas dentro da rede hoteleira e sendo a referência para empresas de cosmetologia interessadas em técnicos especialistas em produtos para cabelo e pele negra e da modelo Rita Valadares como a Garota Propaganda linha AFRO WAVE da empresa PAOLI BRASIL , a primeira negra de Palmas a representar o Estado na feira Hair Brasil, que acontecerá de 24 a 27 de março de 2012, com 80.000 m2 de área de exposição no Expo Center Norte, em São Paulo.

Fonte: Roberto Tatum

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench