Em giro pela África, Lula diz que sucessor terá de dar continuidade à aproximação com o continente

Por: Chico de Gois

ILHA DO SAL (CABO VERDE) – Em visita a Cabo Verde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil tomou uma decisão política de se reencontrar com a África e que seu sucessor, qualquer que seja, terá de fazer mais pelo continente. Lula participou do encerramento da cúpula Brasil- Cedeao (Cúpula da Comunidade Econômica dos Estados da África do Oeste) e foi a principal atração do encontro. Antes da reunião, o presidente, em conversa informal com os jornalistas, voltou a lastimar a eliminação do Brasil na Copa e apontou o goleiro Júlio Cesar e o meia Felipe Melo como nomes que contribuíram para a derrota da seleção.

 

Ao ser saudado pelos jornalistas com uma pergunta protocolar se tudo estava bem, Lula respondeu:

– Não estou bem, não. Vai levar meses para me recuperar – declarou, em tom bem-humorado.

 

O presidente lastimou que, com o fim de seu mandato, não voltará a encontrar tantos dirigentes africanos como no encontro deste sábado, no qual participaram 15 chefes de estados.

– O Brasil, não apenas pela vontade do presidente Lula ou do ministro Celso Amorim ou de outros ministros, tomou uma decisão política de se reencontrar com o continente africano – afirmou, e, em tom de elogio, disse:

– Eu digo sempre que nós não temos como pagar, não temos como mensurar em dinheiro a dívida histórica que o Brasil tem com o continente africano. Porque nós somos devedores do nosso jeito de ser, nós somos devedores da nossa cultura, da nossa arte, da nossa cor, da miscigenação do povo brasileiro. Basta que a gente assista a uma Copa do mundo para a gente perceber que de um lado você tem seleção só de asiático, de outro lado você tem seleção só de negro, de outro lado você tem seleção só de branco e somente a seleção brasileira é que mistura branco, negro, índio e o que mais tiver.

 

Para Lula, seu sucessor terá de dar continuidade ao trabalho que de aproximação com a África.

– Independentemente de o Lula ser presidente do Brasil, quem vier depois de mim estará moralmente, politicamente e eticamente comprometido a fazer muito mais.

 

Lula afirmou que o relacionamento do Brasil com os países africanos não pode se dar apenas sob o ponto de vista comercial sob risco de o Brasil ser considerado como um novo colonizador.

– Nós sabemos perfeitamente bem que a relação do Brasil com a África não pode ser apenas comercial – uma relação de um país que tem mais tecnologia, mais indústria, que é mais desenvolvido e que, portanto, quer apenas vender seus produtos para os países africanos. Se o Brasil pensar somente assim, estará pensando com a mesma mesquinhez que, historicamente, os colonizadores pensaram para o continente africano – discursou.

– O que queremos, além do comércio que temos de fazer entre nós, é criar as condições de transferência de tecnologia para que o continente africano possa produzir as coisas que produzimos no Brasil, sobretudo na área de biocombustível, que eu entendo pode ser uma coisa de muita valia para o continente africano, se os países ricos estiverem dispostos a cumprirem o protocolo de Kyoto e estiverem dispostos a colocar no seu combustível, até 2020, 10% de etanol ou um percentual de biodiesel.

 

 

Fonte: O Globo

+ sobre o tema

A importância da democracia direta

A Suíça vive nos últimos tempos um novo...

Brasil tem novo Centro de Estudos Africanos

  O Centro terá como sede a Universidade Federal do...

10 ideias errôneas que temos sobre a África

Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com...

para lembrar

Nasce um novo movimento social nos Estados Unidos

A presença de um amplo leque de sindicatos transformou...

Defensor dos direitos humanos é eleito presidente da Alemanha

O parlamento alemão elegeu neste domingo Joachim Gauck, um...

Funeral de Chris Lighty reúne estrelas do hip-hop em NY

Diddy, 50 Cent, LL Cool J, Q-Tip, Russell Simmons...

Bono desafia Lula: vamos fazer juntos um Bolsa Família planetário

Ex-presidente e vocalista da banda U2 se encontraram nesta...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=