Em homenagem à atriz Sheron Menezes, livro celebra a identidade negra

Em um cenário racial que invisibiliza pessoas negras nas literaturas infantis brasileiras, a obra de Veralinda Menezes é como um sonho para toda menina negra que teve que aturar e admirar em toda sua infância princesas que não se pareciam com elas. A Princesa Violeta foi publicada em 2008 e é uma homenagem à filha da escritora, a atriz Sheron Menezes.

A obra conta a história de um reino encantado, o Reino Tropical, governado por um rei justo e bom e que conta com a colaboração de toda a comunidade. A família real tem como sua herdeira uma princesa chamada Violeta, que vive feliz com sua família em suas terras belas, férteis com muita natureza ao redor.

A presença dos mais velhos e das crianças apresenta na narrativa da história um marcador afrocentrado para a obra, que nos remete ao resgate ancestral africano que tanto buscamos.

A obra apresenta características de um conto e traz uma história de fantasia e encanto. Podemos observar uma narração leve, uma linguagem que atinge todas as idades e, o melhor, descreve as características das personagens, sem estereótipos, focando na beleza natural de cada uma delas.

A escritora compara a cor da pele das personagens com chocolate e brigadeiro e os cabelos encaracolados com favos de mel, o que encanta e acessa o universo infantil de forma lúdica e representativa para crianças negras.

A partir desses elementos de admiração, a criança negra pode descobrir e construir outro olhar de si mesma, de seu corpo, de seu cabelo, de sua pele. Por ainda conviverem diariamente com os estereótipos descritos, para representar seus corpos é que acreditamos que as descrições de personagens negros devem ser elaboradas com muito cuidado.

A Princesa tem os cabelos crespos, enroladinhos em cachinhos miúdos macios e perfumados que caem em seus ombros como uma cascata, seu pai tem cabelos fofinhos com cachinhos que lembram o desenho de um favo de mel. A força e determinação feminina também estão presentes quando a princesa Violeta luta para proteger seu reino e provar ao seu pai que, mesmo sendo mulher, ela pode ser forte, inteligente e garantir a continuidade de seu reino.

Assim, após o reino ser atacado por homens pertencentes ao Reino Gelado, a princesa Violeta e todos da comunidade se unem para lutarem juntas e juntos e salvarem o reino Tropical que permanece em harmonia e equilíbrio.

A literatura que transforma

Como pesquisadora da literatura negra e africana infantil, principalmente numa perspectiva afrocentrada, indico essa história para profissionais da educação e todas as famílias que valorizam a diversidade e a representação de crianças negras na literatura. Pensando no contexto racista em que vivemos, geralmente os livros infantis não apresentam personagens negros e quando o fazem sempre é de forma estereotipada, em situações de submissão e/ou inferioridade.

A criança constrói sua imaginação, sua identidade e auto estima através da vivência com as diversas representações ligadas a fase da infância. Os livros infantis fazem parte dessas representações e apresentam à criança um mundo de possibilidades, ludicidade, aprendizado e entretenimento. Quando crianças negras não se enxergam como belas, inteligentes e capazes de gerir a própria vida, observamos um dano enorme em sua autoestima, na construção do autoconceito que será refletido ali.

A literatura negra infantil, sobretudo de perspectiva afrocentrada, possibilita que a criança negra se veja de forma positiva, como um indivíduo pensante, autônomo que conhece suas origens, que conhece a verdade sobre si e sobre seu povo.

As narrativas sobre nossas origens africanas, sempre atravessadas de racismo, vem por séculos acabando com a possibilidade de crianças negras crescerem felizes e com orgulho próprio e por isso que enxergamos nessa literatura o poder de libertação mental para nossas crianças e respeito à diversidade para todas as crianças.

Por uma literatura que apresente de forma bela e inteligente todas as crianças e conte a verdade sobre nosso povo, nossas origens, nossas raízes.

Mais quatro livros importantes que você deve conhecer

1 – Contos e músicas da África
Autor: Souleymane Mbodj

2 – Makori
Autor: Marcos Cajé

3 – Plantando com Malik
Autora: Caroline Adesewa

4 – O divertido glossário da Jana
Autora: Lorena Ribeiro

+ sobre o tema

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante...

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

Roda de Conversa: Mulher, raça e afetividades

O grupo de pesquisa Corpus Dissidente promove a roda...

para lembrar

As Duas Cores de Machado de Assis

"Mulato, ele foi de fato, um grego da melhor...

Literatura negra não caiu na graça do mercado, diz autor de Cidade de Deus

Em entrevista ao G1, Paulo Lins falou sobre samba,...

Em debate na Flica, Livia Natália diz: ‘Eu digo como quero ser representada’

Poeta baiana participou de mesa ao lado de Sapphire,...

Tradição exemplar: Negroesia, de Cuti

Por Jônatas Conceição da Silva1 Acredito que...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Em autobiografia, Martinho da Vila relata histórias de vida e de música

"Martinho da Vila" é o título do livro autobiográfico de um dos mais versáteis artistas da cultura popular brasileira. Sambista, cantor, compositor, contador de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...
-+=