Em maio, Festival Feira Preta realiza edição na Pequena África 

12/05/26
Por Redação
Edição carioca conecta história, diáspora e inovação em um movimento cultural e econômico

Nos dias 29, 30 e 31 de maio, o Festival Feira Preta ocupará o território da Pequena África, no Rio de Janeiro (RJ), para realizar mais uma edição que propõe conexões entre memória, cultura e futuro da economia preta. Leci Brandão e Teresa Cristina são alguns dos nomes já confirmados para o evento. 

A Pequena África, apelido dado pelo sambista Heitor dos Prazeres, se refere à área abrangida pelos bairros Saúde, Gamboa e Santo Cristo, na zona portuária do Rio de Janeiro. Ocupada por uma população majoritariamente negra, a região abriga o Cais do Valongo, o Cemitério dos Pretos Novos, os morros da Conceição e da Providência e a Pedra do Sal.

Com o tema “Viva Pequena África”, a programação do evento inclui feira de empreendedores, shows, rodas de samba, debates, experiências gastronômicas, além de encontros de negócios e iniciativas voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo negro.

A edição carioca acontece em parceria com a iniciativa Viva Pequena África, estruturada pelo Banco Nacional De Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para apoio a projetos culturais de preservação e valorização da memória e herança africana nesse território e fomento à formação de uma rede nacional dedicada ao tema.

O evento acontece uma década após a última edição realizada na cidade. “Retornar ao Rio depois de 10 anos é reconhecer a força desse território na formação da cultura negra brasileira. A Pequena África é um símbolo vivo de memória e resistência, mas também de futuro. É aqui que queremos afirmar a potência da economia preta como caminho de desenvolvimento”, afirma Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta.

Serviço

Festival Feira Preta – “Viva Pequena África”

Quando: 29, 30 e 31 de maio

Onde: Píer Mauá, Armazém Kobra e Pequena ÁfricaMais informações em: https://www.instagram.com/feirapretaoficial/

Compartilhar