Em Minas, Dilma diz que vai criar a Universidade do Sertão

A candidata à presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, afirmou, durante entrevista à radio mineira Terra AM, que pretende levar o ensino superior às cidades interioranas. “Chamando Universidade do Sertão ou Universidade do Norte de Minas, de alguma forma o processo de interiorização vai chegar aqui”, disse a candidata.


Dilma ressaltou que hoje o Brasil está crescendo cerca de 6% ou 7%. “Para manter esse nível precisamos dar uma imensa força para a educação. Pretendemos dar para cada município com mais de 40 mil habitantes um centro de ensino profissionalizante”, enfatiza. A petista completou dizendo que para o Brasil ser um país integralmente desenvolvido é necessário o investimento na formação técnica. “Queremos que os jovens estudem junto dos lugares onde moram. Por isso, queremos interiorizar o ensino”.

 

A candidata voltou a falar de seu projeto para a educação, valorizando a qualificação do ensino, a remuneração do professor e endossando a proposta da unificação do ensino médio com o profissionalizante. A ex-ministra comentou ainda sobre a necessidade de criar um Prouni do Ensino Profissionalizante – segundo ela, o Promed – com o objetivo de ampliar o número de jovens preparados para o mercado de trabalho.

 

Acusações ao PT
Dilma voltou a ser perguntada sobre seu posicionamento em relação às declarações do candidato a vice-presidente Indio da Costa a respeito de suposta ligação do PT com as Farc (Forças Revolucionárias da Colômbia). “Sabe o que eu acho? Acho que temos os nossos projetos, que eu tenho muito orgulho e meu governo tem uma proposta e, por isso, pretendo manter o nível do debate elevado”, afirmou.

 

Por fim, resumiu sua posição dizendo: “ninguém vai me obrigar a fazer um debate que desrespeite o povo brasileiro. Eu não concordo com métodos que não contribuem para o ambiente democrático”.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

PSDB e PMDB perdem prefeituras; PT, PSD e PSB ganham peso

O PSDB saiu menor das urnas, em comparação...

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

Mandela, direitos humanos e a luta contra o racismo

A maior homenagem que o Senado pode prestar...

Haddad tem 49%, e Serra, 33%, diz Ibope

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (17), a segunda pesquisa de intenção...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=