Em reunião com governadores do NE, Dilma diz que quer região crescendo acima do PIB nacional

Ao participar do 12º Fórum de Governadores do Nordeste, a presidenta da República, Dilma Rousseff, garantiu que criará condições para que a economia nordestina cresça a taxas superiores à do crescimento do produto Interno Bruto (PIB) nacional. O discurso de Dilma, na abertura do encontro, nesta segunda-feira (21), em Barra dos Coqueiros (SE), tentou acalmar os nove governadores da região, que se mostraram preocupados com corte de R$ 50 bilhões no Orçamento Geral da União, anunciado recentemente pelo governo.

“Nossos cortes preservam os investimentos integralmente”, garantiu a presidenta. Entre os investimentos que não sofrerão cortes, ela citou o programa Minha Casa, Minha Vida, o Programa Emergencial de Financiamento (PEF) e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que inclui projetos de mobilidade urbana e obras para a Copa do Mundo de 2014.

A presidenta ressaltou que resolver os problemas do Nordeste é uma questão estratégia para a política de erradicação da miséria, já anunciada como prioridade do governo.

“A pobreza no Brasil tem uma certidão de nascimento que privilegia, infelizmente, essa região do país”, disse a presidenta, que também defendeu um foco maior das políticas pública na Região do Semiárido. “Não há uma solução para o Brasil sem uma solução para o Nordeste e não há uma solução para o Nordeste sem uma solução para o Semiárido”, disse a presidenta.

Ministério

Também nesta segunda, a presidenta reafirmou que criará um ministério específico para cuidar das pequenas e médias empresas, promessa feita por ela durante a campanha eleitoral, e uma secretaria para tratar de irrigação, dentro da estrutura do Ministério de Integração Nacional. A presidenta não informou, no entanto, o prazo para a criação dos dois órgãos. “Nós temos que incentivar o surgimento de pequenos e médios vitoriosos”, disse a presidenta ao falar da nova pasta.

Dilma disse ainda que uma das funções estratégicas da nova pasta será a de incentivar arranjos produtivos locais, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

Fórum

No fórum participam governadores dos nove estados nordestinos, além do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia. Apesar de Minas Gerais pertencer à Região Sudeste, o norte mineiro possui características climáticas e sociais semelhantes às da região nordestina e, por isso, está incluído entre os estados que recebem incentivos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

O tom usado pela presidenta no discurso de abertura do fórum foi no sentido de acalmar os governadores, apreensivos com o corte anunciado pelo governo de R$ 50 bilhões no Orçamento da União deste ano. Dilma destacou a importância de preservar os investimentos no Nordeste. Entre as iniciativas de sucesso citadas pela presidenta está o polo textil do Agreste de Pernambuco, que envolve os municípios de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capiberibe, além do Porto Digital de Recife, que congrega microempresas da área de alta tecnologia.

Já a futura secretaria de irrigação cuidará principalmente, de acordo com Dilma, da Região Nordeste. “Queremos recuperar áreas já irrigadas e ampliar outros perímetros”, disse a presidenta. A presidenta ainda informou que o governo pretende criar um programa de acesso individual à água, com obras pontuais de construção de cisternas.

 

Fonte: Tudo na Hora

+ sobre o tema

para lembrar

Ativistas iniciam marcha de 40 dias para pedir medidas contra racismo nos EUA

Washington, 1 ago (EFE).- Ativistas em defesa dos afro-americanos...

Aretha Franklin está gravemente doente e família pede orações

Artistas de todo o espectro musical ofereceram desejos de...

Fotografias, lugares e falsos conceitos sobre a questão da escravidão no Brasil

É lugar-comum pensar na Abolição da Escravatura no Brasil...
spot_imgspot_img

Prêmio amplifica ações de educação e cultura negra nas periferias de SP; inscrições vão até 27 de setembro

Estão abertas até 27 de setembro as inscrições para o prêmio Afro de Nagô: Potências da Quebrada. Com foco em ações que promovem a cultura...

Conferência na BA proporá agência de desenvolvimento pan-africanista

A Conferência da Diáspora Africana nas Américas, que ocorre na cidade de Salvador (BA) até este sábado (31), deve ter, como uma das propostas...

The Wailers anunciam shows no Brasil em comemoração aos 40 anos do ‘Legend’

The Wailers comemora dois marcos significativos neste ano: o aniversário de 40 anos do álbum Legend, com Bob Marley, e o lançamento da cinebiografia Bob Marley: One Love. Sob...
-+=