Luiza Bairros lembrou a intenção do governo brasileiro de perdoar a dívida desses países
Com a presença de vários representantes de países africanos, a Câmara dos Deputados promoveu, nesta segunda-feira (27), sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da África, comemorado em 25 de maio. A ministra da Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Luiza Bairros, destacou a importância da reaproximação do Brasil com os países do continente africano.
Ela lembrou a intenção do governo brasileiro de perdoar a dívida de países africanos e a troca de experiências por meio de projetos de cooperação que têm sido firmados pelo Brasil com países da África.
Em seu discurso, Luiza Bairros também destacou o início dos trabalhos para a elaboração do nono volume da Coleção HGA (História Geral da África) da Unesco.
— Esse nono volume reforça a ligação da África com o Brasil e com vários países que tem a presença negra.
O deputado Amauri Teixeira (PT-BA), um dos autores do requerimento para a realização da sessão solene, disse que o Brasil relegou por muito tempo as relações com os países africanos, mas que, nos último anos, tem promovido a reintegração dos laços “com esse continente que tanto contribuiu para o nosso desenvolvimento”.
Já a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), frisou que “a construção de um mundo mais equilibrado passa pela África”.
Leia Tambem:
Mais da metade dos brasileiros se reconhece como afrodescendente, afirma Dilma
Fonte: R7