Em SP, professores grevistas receberão bônus, diz Estado

Os docentes da rede estadual de São Paulo que aderiram à greve de professores, iniciada em 8 de março, receberão o bônus por resultado. De acordo com o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza, uma vez que o benefício é baseado na frequência do ano anterior, “todos os professores vão receber o bônus, se tiveram atividades no ano passado, independentemetne da situação de hoje”, disse.

Por: Ana Okada, do UOL

No entanto, ele ressaltou que os dias parados por conta da greve contarão para a bonificação do ano que vem. A pasta anunciou nesta segunda-feira (22) as informações sobre a bonificação para professores. De 227,7 mil trabalhadores elegíveis, 209.833 ganharão o benefício – ou seja, 17 mil ficaram de fora.

 

Sobre a paralisação, Paulo Renato repetiu a afirmação da secretaria de que o movimento seria “político” e se queixou da pauta, que “varia ao longo do tempo”: “Eu, mesmo, não sei, efetivamente, quais são as reivindicações. Cada dia vemos na imprensa uma lista diferente, começando com a revogação de leis. Lei é governo, não é com paralisação que se muda uma lei”.

 

Quem recebe o bônus
A bonificação, que pode chegar a quase três salários, é baseada no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de 2009, divulgado em 26 de fevereiro. O benefício só é integral para os docentes e profissionais que não faltaram ao serviço. Caso tenham sido registradas ausências, o bônus é concedido de maneira proporcional.

 

A consulta ao bônus, que será depositado em conta no dia 25, estará disponível no site da secretaria de Educação na tarde desta segunda.

 

Mudança de critério para premiação
Em 2009, as escolas que estavam entre as melhores de cada ciclo ganharam bônus adicional. Este benefício se restringia às instituições situadas entre as 10% melhores do Estado em cada ciclo de ensino (fundamental 1, fundamental 2 e ensino médio).

 

Este ano, o governo decidiu alterar o critério alegando que houve melhora de desempenho de 9% na rede. Portanto, segundo a pasta, mais escolas tinham de ser congratuladas. A partir de agora, todos os profissionais de colégios que superaram a média têm direito ao adicional do bônus. O benefício é proporcional à proximidade da meta de longo prazo.

 

Segundo Paulo Renato Souza, a mudança atende a reivindicações das escolas.

 

 

+ sobre o tema

Conae SP: Delegados criticam falta de tempo para discussão em etapas municipais e intermunicipais

Em segunda cobertura especial sobre a Conae, o Observatório...

Crítica: Marilena Chaui terá sua obra publicada em nove volumes

  Os "Escritos de Marilena Chaui" começam agora a ser...

Violência é o maior problema para pais, alunos e professores da escola pública

Pesquisa conclui que, no estado de São Paulo, progressão...

para lembrar

Estudante da USP é eleita presidente da UNE

Filiada ao PCdoB, Virgínia Barros quer aumentar a pressão...

Menino chamado de ‘Félix’ por professora vai mudar de escola

A mãe do menino de 11 anos que foi...

USP, UFSC e VEDUCA lançam 1º MBA on-line e gratuito

A USP (Universidade de São Paulo), a UFSC (Universidade...

UFRB abre concurso para contratar mais de 60 professores

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=