Embaixadores africanos visitam Fortaleza em outubro

Representantes africanos visitarão Instituto Brasil África para fomentar parcerias nas áreas de saúde, educação, esporte, economia, entre outras

De 15 a 20 de outubro, um Comitê de Embaixadores Africanos da Southern African Development Community (SADC), visitará Fortaleza. Essa será a primeira visita ao Instituto Brasil África (IBA), instalado recentemente na capital cearense.

O órgão foi criado com o objetivo de estreitar as relações entre Brasil e o continente africano e fomentar parcerias e cooperações em campos como saúde, educação, esporte, economia, turismo, ciência e tecnologia.

O presidente do IBA e professor de relações internacionais da Unifor, João Bosco Monte, explica que o instituto vai funcionar como um organismo de diálogo intermediário entre o país e o continente.

“Foi a partir de 2003, durante o governo Lula que a África passou a ser uma das novas prioridades da política externa brasileira. O IBA pretende aproximar os interesses entre os países da África e Brasil em diversos setores, promover encontros de figuras públicas governamentais, articular discussões, evidenciar incentivos que podem ser feitos entre os países e, identificar a africanização no Brasil, ou seja, a comunidade africana que atua no país.

A escolha pelo Ceará, deve-se, entre outras razões, à proximidade do Estado com o continente africano, inclusive com a existência do voo direto entre as cidades de Fortaleza e a capital do Cabo Verde, Praia”. Conforme Monte, o setor industrial em pleno crescimento e o turismo em expansão no Ceará são os grandes atrativos da visita.

Os representantes do continente africano farão visitas à industrias de manufatura, serviços, logística, universidades, empresas que operam na África e interessadas pelo mercado africano.

Entre as ações para articular medidas que beneficiem o desenvolvimento o bloco do continente e o Brasil acontece em agosto de 2014, na capital, o II Fórum Brasil África, com o tema “Infraestrutura, parceria e desenvolvimento”. “São dois dias de discussões, com 40 delegações de países africanos, empresas brasileiras e da África que vão discutir, trocar experiências e formar parcerias”, diz.

 

 

Fonte: O Povo

+ sobre o tema

para lembrar

Dilma dá título de posse a dez comunidades quilombolas

Segundo a presidenta, famílias terão acesso a créditos subsidiados...

Morre aos 89 anos B.B.King, o ‘Rei do Blues’

O guitarrista e cantor americano B.B.King, considerado o "Rei...

​”A Ciência, a Tecnologia e a Inovação não são exclusivamente Branca e Amarela”

Pequeno teste: pergunte a um universitário brasileiro quantos professores...
spot_imgspot_img

Documentos históricos de Luiz Gama são reconhecidos como Patrimônio da Humanidade pela Unesco

Documentos históricos de Luiz Gama, um dos maiores abolicionistas do Brasil, foram reconhecidos "Patrimônio da Humanidade" pela Unesco-América Latina. Luiz foi poeta, jornalista e advogado...

Tia Ciata, a líder antirracista que salvou o samba carioca

No fim da tarde do dia 1º de dezembro de 1955, Rosa Parks recusou-se a levantar da cadeira no ônibus, para um branco sentar...

Diva Guimarães, professora que comoveu a Flip ao falar de racismo, morre aos 85 anos em Curitiba

A professora aposentada Diva Guimarães, que emocionou milhares de brasileiros ao discursar sobre preconceito durante a 15ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de...
-+=