Lula: “os africanos sabem cuidar do seu nariz”

Em debate com o ex-presidente, a ativista liberiana Leymah Gbowee disse que se as habilidades locais não forem observadas, “qualquer ajuda será inútil”.

Por: Piero Locatelli

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira 11 que o Brasil precisa respeitar as decisões dos países africanos ao investir e ajudar o continente. Durante o evento Diálogos Capitais, organizado por CartaCapital, ele defendeu que o Brasil não deve se comportar como as potências europeias agiram durante o período colonial.

“As empresas brasileiras devem se comportar de maneira diferente. Por que eu valorizo essa questão de respeitar o local? É porque está intimamente ligado à democracia,” disse Lula. “No que o Brasil pode ajudar a África? Não é dizendo o que fazer. Temos que, primeiro, dizer o que foi feito aqui, para ver como serve para eles, e então eles possam fazer como desejarem.”

Lula disse que o cerrado brasileiro pode servir como exemplo de agricultura na savana africana, lembrando que a Embrapa já mantém centros de estudo de agricultura no continente. Ele disse que uma das formas do Brasil ajudar o continente é com o financiamento de máquinas agrícolas.

No debate com o ex-presidente, a ativista liberiana Leymah Gbowee, vencedora do prêmio Nobel da Paz em 2011, também defendeu que ONGs e Estados que desejam ajudar a África respeitem as suas particularidades. “Se não olharmos para as habilidades locais das pessoas, a ajuda é inútil. Eu faço muitas criticas para quem vem para a Africa, e quer só ajudar. Se traz só o traço estrangeiro, será totalmente inútil.”

A ativista chamou a atenção para o fato de que as mulheres são as mais afetadas pela fome no mundo, e por isso mesmo devem ser ouvidas. “É impossível acabar a fome nesse mundo sem a habilidade das mulheres. Se fizermos o combate à fome, não podermos fazer sem o povo que é mais afetado,” disse a ativista.

Fonte: Envolverde

+ sobre o tema

Orquestra Afrosinfonica convida Vozes Negras

O Espaço Cultural da Barroquinha contempla um extenso histórico...

“Em Família”: Com personagem alvo de racismo, atriz diz sofrer preconceito

Antes de "Em Família" entrar no ar, Erika Januza...

Políticas afirmativas e forças armadas nos EUA

É instigante a propósito da discussão sobre políticas afirmativas,...

para lembrar

Exposição – A mulher na arte moçambicana é tema de exposição no Rio de Janeiro

Mostra reúne obras que valorizam o cotidiano feminino africano....

Luta pela sobrevivência é tema de exposição no Museu Afro Brasil, em São Paulo

Por: Bruno Bocchini   São Paulo – A luta pela sobrevivência...

Universidade abalada por racismo na África do Sul

Algumas semanas depois de uma estátua de Cecil John...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=